Notícias / Saúde

13/06/2025 - 22:38 | Atualizado em 13/06/2025 - 23:26

Alívio em Mato Grosso! Casos suspeitos de gripe aviária em humanos são descartados

Resultado de exames trouxe alívio para moradores de Campinápolis; mesmo assim, pacientes seguem sendo monitorados até dia 17, por precaução

Por Cecília Nobre

Os dois casos suspeitos de gripe aviária em humanos, registrados em Campinápolis, a 509 km de Cuiabá, foram descartados. A confirmação veio nesta sexta-feira (13) após análise feita pelo Instituto Adolf Lutz, em São Paulo.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), Mato Grosso não tem mais nenhum caso suspeito ou confirmado da doença em pessoas. Mesmo assim, por precaução, os pacientes vão continuar sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinápolis até o dia 17 de junho.

A partir deste momento, Mato Grosso não registra casos suspeitos ou confirmados de gripe aviária em humanos. Como medida de segurança, os pacientes que eram acompanhados continuarão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinápolis até o dia 17 de junho”, informou a SES em nota oficial.

😷 Entenda o caso

Na quinta-feira (12), a SES confirmou que estava investigando os casos, já que os pacientes apresentaram febre alta, tosse, falta de ar e desconforto respiratório — sintomas que levantaram o alerta.

Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, as amostras foram encaminhadas para o Instituto Adolf Lutz, que descartou a presença do vírus nos pacientes.

🐔 O vírus foi encontrado em aves

O susto começou no último dia 8 de junho, quando o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou que o vírus da gripe aviária foi detectado em uma criação de aves domésticas em Campinápolis.

Após isso, a propriedade foi interditada pelo Serviço Veterinário Oficial, que confirmou que as aves estavam contaminadas. Com isso, esse se tornou o quarto foco da doença em aves de criação caseira (aves de quintal) no Brasil até o momento.

Dois dias depois, o governador em exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos), decretou emergência zoossanitária em todo o estado por 90 dias, justamente para reforçar o controle e evitar que a doença se espalhe.

⚠️ Cuidados continuam

Apesar da boa notícia em relação às pessoas, os cuidados continuam, especialmente com criações domésticas de galinhas, patos e outras aves. A gripe aviária não tem transmissão fácil para humanos, mas o alerta segue para evitar qualquer risco.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet