13/06/2025 - 22:15 | Atualizado em 13/06/2025 - 23:19
Carlos Fávaro e Irajá Lacerda lançam projeto que fortalece a bananicultura em MT
Com investimento de R$ 1,3 milhão, a Rota da Banana busca fortalecer a economia local, gerar emprego e promover sustentabilidade em 24 municípios de Mato Grosso
Nesta sexta-feira (13), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o secretário de Agricultura Familiar de Mato Grosso, Irajá Lacerda, se uniram no lançamento do projeto “Rota da Banana: Sustentabilidade na Bananicultura em Mato Grosso”. O evento ocorreu na Comunidade Facão, em Cáceres, reunindo mais de 500 produtores rurais, pesquisadores, técnicos, lideranças locais e representantes de instituições públicas e privadas.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Organização da Sociedade Civil (OSC) Lírios. Com um investimento de R$ 1,3 milhão, o projeto irá beneficiar diretamente 24 municípios mato-grossenses, promovendo ações voltadas para o escoamento, comercialização e gestão sustentável da bananicultura.
Durante o Dia de Campo – Rota da Banana, realizado na Chácara Paraíso Verde, no Cinturão Verde Facão, os participantes tiveram acesso a informações técnicas, experiências bem-sucedidas e estratégias para ampliar a produção com sustentabilidade e eficiência.
O projeto tem potencial para impactar positivamente mais de 600 mil pessoas, fortalecendo a cadeia produtiva da banana, gerando empregos, renda e promovendo o desenvolvimento econômico local. Além disso, resgata o valor cultural da banana-da-terra no estado, incentivando práticas sustentáveis e a intercooperação entre agricultores e suas famílias.
Carlos Fávaro destacou que a iniciativa representa um compromisso do governo federal com a agricultura familiar, o desenvolvimento regional e a geração de oportunidades no campo. Irajá Lacerda reforçou a importância da união entre governos estadual e federal para transformar a realidade dos pequenos produtores, garantindo acesso ao mercado, melhoria na gestão e mais qualidade de vida no campo.