Notícias / Polícia

09/06/2025 - 21:32 | Atualizado em 10/06/2025 - 22:44

PM de MT volta ao “azulão”! Farda histórica retorna após 12 anos por pressão da tropa

Novo uniforme operacional será obrigatório a partir de dezembro e resgata identidade dos 190 anos da corporação

Por Luis Vinicius

SECOM - MT

 (Crédito: SECOM - MT)
A Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) anunciou oficialmente o retorno da icônica farda azul-marinho, conhecida como “azulão”, que voltará às ruas a partir de 15 de dezembro de 2025. A medida marca o fim de um ciclo de 12 anos com o uniforme caqui e atende a um clamor da tropa, segundo o comandante-geral da PM, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco.

“Desde que foi trocado pelo fardamento cinza, os policiais pedem a volta do azulão. Agora, conseguimos atender esse desejo da corporação”, disse Tinoco.

A decisão foi baseada em uma enquete interna, na qual quase 80% dos policiais militares votaram pela volta do uniforme tradicional. A proposta recebeu o aval do secretário de Segurança Pública, César Roveri, e do governador Mauro Mendes (União), como forma de resgatar a identidade visual da corporação, que celebra 190 anos de fundação em 2025.

Novo uniforme: moderno, funcional e com identidade histórica

O novo padrão, denominado Uniforme 4ºF3 – Combat Shirt, será de uso obrigatório no policiamento ostensivo para todos os oficiais e praças. A composição inclui:
 
  • Gorro com pala em azul-marinho profundo (Dark Navy), com distintivo bordado
  • Gandola Combat Shirt com mangas longas e gola baixa
  • Calça tática com bolsos cargo e reforços
  • Cinto de nylon preto com fivela padrão PM
  • Coturno preto cano alto
  • Coletes balísticos e refletivos, conforme a atividade
  • Itens complementares: boina, chapéu safari, brasões, insígnias e bandeira bordada

A portaria nº 073/CALP/PMMT, publicada no Diário Oficial, também determina o uso de miniaturas de insígnias em PVC, além da obrigatoriedade de colete balístico durante o serviço.

Tecnologia e custo mantido

Segundo o comando da PM, o tecido do novo fardamento é mais moderno e não representará aumento de custos em relação ao uniforme atual. A substituição se aplica exclusivamente ao fardamento operacional e não afetará os trajes cerimoniais ou administrativos.

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Pracinha cansado., em 10.06.2025 às 12:31

    Praça que salário digno, farda pouco importa, a atual já está ótima.

  • por NÃO QUEREMOS TROCA DE FARDA, em 10.06.2025 às 10:47

    Pressão da tropa? Kkkkkk só pode ser brincadeira isso. A PM deve tá com tudo perfeito pra quem REALMENTE quis essa mudança. Já que não tem outra coisa com que se preocupar. A TROPA NUNCA PEDIU ESSA TROCA.

  • por Comedor de coronel, em 10.06.2025 às 10:43

    Em que mundo sera que esse animal desse coronel vive? Oficial com DGA no topo, pegando 50 horas de extra sem sair de casa, mais as diarias especiais todo mes, ai fica facil falar que o praça so quer farda nova, essa pm aind avaiacabar por culpa desses oficiais frouxos.

  • por Rodrigues , em 10.06.2025 às 10:32

    Conversa pra boi dormir... isso só jogada pra alguém ganhar com troca da farda, que até aumentou de valor já...

  • por Claudio , em 10.06.2025 às 09:21

    Mentira, ninguém quer mudança de cor farda,a tropa quer é reajuste salarial, cor de farda pouco importa, deve ter alguém ganhando com isso e não é a tropa !

  • por Pacificador, em 10.06.2025 às 09:01

    Pra começar a nossa farda usava o azul que esta na nossa bandeira do estado "azul petroleo" e se fizer uma pesquisa real mostrara que a maioria da tropa nao queria mudança de farda

 
Sitevip Internet