Notícias / Cidade

19/05/2025 - 14:44 | Atualizado em 19/05/2025 - 22:46

🚨 Governo esmaga Cáceres com imposto cruel e destrói sonho do free shop!

Decisão inédita e polêmica do governo de Mato Grosso sacrifica a região Oeste, afugenta investidores e ameaça o futuro econômico de milhares de famílias

Por Redação Jornal Oeste

A imposição de uma taxação absurda de 5% sobre o free shop em Cáceres está gerando uma onda de indignação e revolta em todo o Oeste de Mato Grosso. A medida, vista como autoritária, injusta e sem precedentes no país, é mais um golpe contra uma região que já sofre com o abandono histórico por parte do poder público.
 
Diferente do restante do Brasil — onde as lojas francas são incentivadas com isenção total de impostos, justamente para atrair desenvolvimento para áreas de fronteira — o governo de Mato Grosso decidiu nadar contra a maré e impor uma cobrança que pode aniquilar um projeto promissor antes mesmo de sair do papel.
 
Com o frágil argumento de que os recursos iriam para um fundo social, a decisão escancarou a desconexão da gestão estadual com a realidade de Cáceres, uma cidade com uma das menores rendas per capita do estado. O contraste é gritante: enquanto outras regiões são favorecidas com políticas de estímulo, o Oeste é penalizado por tentar crescer.
 
"Não é justo onerar um setor que pode trazer desenvolvimento para uma das regiões mais esquecidas do estado. Essa cobrança vai contra tudo o que se pratica no restante do país”, desabafou um empresário local, sem esconder sua frustração.
 
A sensação entre lideranças e moradores é de traição. Em vez de oferecer incentivos, o governo estadual optou por um modelo punitivo, que pode afugentar investidores, fechar portas e enterrar um projeto com alto potencial de transformação social e econômica.
 
Caso o cenário não mude, a taxação pode resultar em mais um capítulo de abandono, agravando a desigualdade entre Cáceres e o restante do estado, e deixando para trás a esperança de milhares de pessoas que viam no free shop uma chance real de mudança.

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Leonardo Silva, em 21.05.2025 às 18:36

    Como eu disse em outra reportagem, esse governador é o maior traidor da região oeste, principalmente a cidade de Cáceres, tanto é que ele não queria a instalação dos FRE SHOP depois voltou atrás devido a pressão popular. E ainda enfiou goela abaixo a lei de proibição de transporte de pescados, prejudicando e muito a cidade Cáceres e a baixada cuiabana. Temos que dar o troco para esse governador, ele não pode ser eleito nem pra presidente de bairro.

  • por José , em 20.05.2025 às 15:00

    Tô vendo a chamada: Atenção povo cacerense, não perca o INAUGURAÇO que acontecerá neste dia de São Nunca, depois que encerrar o expediente. Serão inaugurados e colocados em funcionamento as mais importantes obras de Cáceres: ZPE, Porto de Morrinhos, Free Shop, Aeroporto Internacional Nelson Martins Dantas e a Belíssima Orla da baia do Malhalheiros. Não percam...??????

  • por Juca pantaneiro , em 19.05.2025 às 20:05

    Já virou bagunça pior que a ZPE . Só bucha de canhão do nos contra eles em véspera de eleição. Enquanto isso os cacerenses fica chupando o dedo ou a ver navios...

  • por Mário Figueiredo, em 19.05.2025 às 16:15

    Se tem alguém "usando" a prerrogativa e por muitas vezes se colocando como defensor da região está na hora de tomar uma decisão, inclusive com postura de homem ou de mulher de caráter, não aceitar essa "sacanagem", deve insurgir contra esse governo e se perceber que não tem força suficiente, entregar o cargo!!! Pois, se não o fizer o preço vai ser alto em 2026!!!!!!!!!!

  • por francisco do prado e silva junior, em 19.05.2025 às 15:47

    O governo do estado, não tem competência de criar leis , ele pode sugerir, quem bate o martelo é a assembleia, por isso as lideranças politicas, os organismos formadores de opinião, tem que dialogar com os deputados , para sensibiliza-los de que tal medida, poderá trazer muitos prejuízos para toda região, mais principalmente para Cáceres, enquanto não tivermos representantes na casa de leis, perdurará essa realidade, e assim continuaremos de joelhos.

  • por O CACERENSE, em 19.05.2025 às 15:11

    TEM QUE TOCAR O BARCO PRA FRENTE COM IMPOSTO OU SEM IMPOSTO FICAR DEPENDENDO FO GOVERNO DO ESTADO CACERES SO VAI PRO BREJO OS POLITICO DE CACERES TEM QUE MOSTRAR QUE TE. CAPACIDADE

 
Sitevip Internet