Notícias / Politica

25/04/2025 - 21:56 | Atualizado em 25/04/2025 - 22:06

Câmara de Cáceres rejeita proposta de Isaías Bezerra para enviar devedores de IPTU ao SERASA

Por maioria, vereadores consideraram medida injusta diante das dificuldades econômicas da população

Por Redação Jornal Oeste

Reprodução

 (Crédito: Reprodução)
A Câmara Municipal de Cáceres rejeitou, por maioria de votos, a proposta do vereador Isaías Bezerra (Republicanos) que pretendia autorizar o envio dos nomes de devedores de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) ao SERASA. A sugestão gerou intenso debate entre os parlamentares e foi duramente criticada por considerar que a medida penalizaria pessoas já em situação de vulnerabilidade.

Durante a sessão, diversos vereadores se manifestaram contra a proposta, alegando que a inadimplência no pagamento do imposto não ocorre por má-fé, mas sim por dificuldades financeiras.

"Quem deve, não deve porque quer, e sim pelas condições econômicas", argumentaram alguns dos parlamentares.

Houve ainda sugestões de alternativas à proposta, como a implementação de notificações antecipadas antes de qualquer encaminhamento ao SERASA ou ao cartório. No entanto, mesmo com a tentativa de buscar um meio-termo, a votação acabou empatada: sete votos a favor e sete contra.

Diante do impasse, coube ao presidente da Câmara exercer o voto de minerva. Ele decidiu rejeitar a proposta, impedindo que os nomes dos devedores fossem enviados aos órgãos de proteção ao crédito.

Entre os que votaram contra a medida, o vereador Jerônimo Gonçalves (PSB) se destacou com uma crítica bem-humorada e direta.

“Não era pra dar ideia”, disse ele. “A prefeita seria bem capaz de mandar o nome do devedor para o SERASA e ainda para o cartório para protesto”, ironizou.

A decisão final foi vista por muitos como um gesto de empatia com os contribuintes que enfrentam dificuldades para manter suas obrigações fiscais em dia, especialmente diante do cenário econômico atual.

Comentários

inserir comentário
14 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por ILSON GRÜMBERG, em 30.04.2025 às 20:36

    Será que quando esse Vereador era pobre e saía de porta em porta ,vendendo planos funerários, ele pensava assim? Ou ficaria com medo do seu próprio nome ser cadastrado no SERASA???

  • por Oiramozodrac, em 29.04.2025 às 12:52

    Se aprovada, seria ótimo para o contribuinte! Porque indo para o Serasa, o inadimplente paga o débito junto a prefeitura, e o nome sairia automático do cadastro do Serasa. Diferente do cartório, além de pagar os débitos, o contribuinte tem de pagar uma taxa abusiva, referente ao protesto.

  • por joao, em 28.04.2025 às 13:47

    Depois não sabe o motivo da cidade não ir para frente! So aqui que maioria nao paga IPTU e nao é protestado o nome! Tinha que leiloar os imóveis e lotes de quem não paga IPTU atrasado a mais de 1 ano!

  • por Wilson , em 28.04.2025 às 13:21

    Acredito que o nobre vereador não soube elaborar o projeto de lei. Acredito que a ideia central seria inverter o que ocorre hoje em dia. Ao permitir que o município insira o nome do munícipe inadimplente nos órgãos de proteção ao crédito, seria uma alternativa ao protesto em Cartório, essa medida sim prejudica o contribuinte, pois além de ter que pagar a dívida com multas, juros e honorários advocatícios ainda tem que pagar o serviço de retirada do protesto pro DONO DO CARTÓRIO. Quanto ao SERASA, bastasse negociar o débito, pagar a primeira parcela do acordo que o município obrigatoriamente retiraria o nome do cidadão dos órgãos de restrição ao crédito.

  • por jacare cacerense, em 28.04.2025 às 05:53

    isto e uma vergonha tantas coisas pra fiscalizar esses vereadores querem projodicar mais o povo cacerense

  • por Jully Gay, em 27.04.2025 às 18:47

    Eu acho pouco. Fez um L e vestiu laranja é porque pode bancar uai. Tem aumentar mais imposto e mandar tudes pro Serasa.

  • por Anita, em 27.04.2025 às 09:34

    Porque não aprovaram?? Deveriam acompanhar o raciocínio desse nobre vereador, daí manda todos pro Serasa por causa do iptu e no segundo semestre mandam todos por causa da conta de água atrasada que a população não terá condições de pagar por causa do aumento gigantesco que a prefeita impôs , daí caceres mostrará o nível da sua população todos inadimplentes e o nível do poder políticos, uns verdadeiros ditadores aí sim sairimos no fantástico, mostrar pro mundo como é bom morar em caceres, uma cidade sem emprego, um povo sem dinheiro e uns políticos sem vergonha kkkkkkk

  • por Juca , em 27.04.2025 às 09:23

    Porque esse inergumino não traz propostas e projetos que ajudam a recuperação fiscal?? Ao invés de querer ferrar mais ainda com o povo que sofre com um aumento descomunal na sexta básica e um salário defasado, daí um cara desse ainda se diz crente fiel a Deus? Só se for ao Deus da Igreja deles que tiram até a coberta do coitado do sem cérebro que deixam se levar por ideias mirabolantes doando tudo que tem pra ter tudo em dobro, ele devia mandar os.nomes dos eleitores dele pro Serasa aí sim eu ia rir, pois votar em um cara desses é pra pessoa sem massa cinzenta, o salário dele está ótimo só pra título de informação tá eleitores do Isaías

  • por Jlcacerense, em 26.04.2025 às 23:20

    O que esse Zé Ruela era antes de ser vereador? Agora que está por cima quer pisar naqueles que o elegeu, verdadeiro Lobo em pele de cordeiro!

  • por Enio, em 26.04.2025 às 22:23

    Essa proposta deveria fazer parte da campanha desse individuo.Se falasse isso ANTES das eleições,não estaria na câmara...Simples assim.

Mais comentários
 
Sitevip Internet