18/04/2025 - 22:09
Pupy, a primeira elefanta africana do Santuário de Elefantes Brasil, chega a Chapada dos Guimarães
Animal percorreu 2,6 mil km em viagem monitorada desde Buenos Aires até o interior de Mato Grosso
Por Jardes Johnson
Tomas Francisco Cuesta
A elefanta Pupy, de 35 anos, chegou ao Santuário de Elefantes Brasil (SEB), em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, na manhã desta sexta-feira (18). Ela percorreu 2,6 mil quilômetros desde Buenos Aires, na Argentina, em uma jornada que começou na última segunda-feira (14), dentro de uma caixa de transporte instalada em um caminhão especialmente preparado para o deslocamento.
Durante todo o trajeto, câmeras monitoraram suas reações e necessidades — como cansaço, sede ou necessidade de descanso. Um dos momentos que mais chamaram atenção foi a parada em um posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondonópolis, a 218 km da capital, onde a elefanta descansou e se alimentou.
Segundo a equipe do SEB, Pupy chegou tranquila, bem alimentada e hidratada, e já apresenta interações positivas com os tratadores. A preparação para o transporte durou meses e foi acompanhada de perto pelo diretor do santuário, Scott Blais, e pela veterinária Dra. Trish. A previsão inicial era que a viagem ocorresse em fevereiro, mas foi adiada por questões de segurança relacionadas à caixa de transporte.
“Ela já ficava bem na caixa, mas não ficou segura quando foi feita a tentativa de fechar a caixa [...] Além de garantir a segurança do elefante, também queremos garantir que seja o mais tranquilo possível”, informou a equipe do SEB.
Pupy será a primeira elefanta africana a habitar o Santuário, que atualmente abriga cinco elefantas asiáticas resgatadas de cativeiros: Bambi, Mara, Raia, Maia e Guilhermina. Sua vinda ao Brasil estava prevista desde julho de 2020, após um decreto oficial da cidade de Buenos Aires, que também previa a transferência de sua companheira Kuky, falecida em outubro de 2024, antes da conclusão do habitat africano no santuário.
Pupy foi originalmente transportada em 1993 do Parque Nacional Kruger, na África do Sul, para um zoológico em Buenos Aires, onde viveu por mais de 30 anos — muitos deles no Templo Hindu dos Elefantes, no Ecoparque da capital argentina.
O SEB é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos dedicada ao resgate e reabilitação de elefantes que viveram em circunstâncias de cativeiro, com o objetivo de oferecer bem-estar físico e emocional. Localizado em uma vasta área em Chapada dos Guimarães, o espaço não é aberto à visitação, permitindo que os animais vivam em paz, longe de interações humanas invasivas.
Quem quiser acompanhar o cotidiano das elefantas pode fazê-lo por meio do site e redes sociais oficiais do santuário. Há ainda a possibilidade de participar da campanha "Adotar um Elefante", ajudando com recursos para a manutenção e cuidados dos animais.