11/04/2025 - 21:06 | Atualizado em 11/04/2025 - 21:09
Atualização de Cadastro Escolar é Obrigatória para Pais e Responsáveis de Estudantes da Rede Estadual de Mato Grosso
A medida, que deve ser feita até 23 de maio, visa melhorar a comunicação entre escolas e responsáveis, além de garantir acesso a benefícios e programas governamentais
Por Secom MT
Reprodução
A partir de quinta-feira (9), pais ou responsáveis de alunos das 628 escolas estaduais de Mato Grosso devem atualizar os dados cadastrados no momento da matrícula dos estudantes. A atualização é obrigatória e se estenderá até o dia 23 de maio. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a medida visa garantir uma comunicação mais eficiente entre as unidades escolares e os responsáveis, além de otimizar o planejamento e a organização de programas e benefícios do governo, como transporte escolar, atendimento educacional especializado e alimentação escolar.
Atualmente, a Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso conta com 326.084 alunos matriculados, e o procedimento de atualização cadastral deve ser realizado por todas as escolas estaduais. Ronair Batista Moreira da Silva, superintendente de Gestão Escolar da Seduc, enfatiza a importância da revalidação das informações fornecidas no ato da matrícula para garantir a precisão dos dados. "A verificação dos dados deve ser realizada diretamente na unidade onde o estudante está matriculado, podendo ser feita de forma presencial ou por meio do telefone disponibilizado pela escola", explicou o superintendente.
Além de melhorar a comunicação, a atualização cadastral também garante maior segurança para os estudantes e possibilita que os responsáveis acessem informações relevantes no MT Cidadão, como dados sobre transferências, matrículas, rematrículas e a emissão de documentos.
Entre os dados que precisam ser confirmados estão o endereço de e-mail, o número de telefone e o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do responsável, além de outras informações conforme as exigências da legislação vigente.