09/04/2025 - 21:47
Prefeita de Cáceres recua em promessa de cortar secretarias e amplia cargos para aliados
Após anunciar minirreforma com cortes, Eliene Liberato volta atrás e nomeia aliados em secretarias e coordenações estratégicas
Por Folha 5
Ronivon Barros
A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato (PSB), a cerca de 218 km de Cuiabá, voltou atrás em sua promessa de promover uma minirreforma administrativa com o corte de até cinco secretarias em seu segundo mandato. Ao contrário do que foi anunciado à imprensa, o que se viu nas últimas semanas foi a ampliação da máquina pública com nomeações de aliados políticos e familiares, o que tem gerado críticas e desconfiança na população.
Entre os casos mais emblemáticos está a nomeação do cunhado da prefeita, Cristiano Neves, que passou a comandar oficialmente a Secretaria de Esporte e Lazer, pasta que até então era acumulada por Gustavo Calábria, secretário de Fazenda. Cristiano, que já atuava na coordenação da secretaria desde novembro de 2024, tinha salário de R$ 6.646,12 e agora, como secretário, terá remuneração dobrada: R$ 13.292,23, exercendo a mesma função que já vinha desempenhando.
Aliados políticos ganham espaço no segundo escalão
Esta é a segunda onda de nomeações feita por Eliene desde março. No dia 25, a prefeita promoveu uma série de mudanças e preenchimentos de cargos que estavam vagos ou acumulados por um único gestor.
A Secretaria de Assistência Social, por exemplo, que vinha sendo administrada de forma acumulada por Jeremias Pereira Leite, também secretário de Assuntos Estratégicos, passou a ser comandada por Leliane Barros da Silva, ex-assessora do vereador de oposição Jorge Augusto (PP). A nomeação foi vista nos bastidores como um gesto político de aproximação.
Outro caso foi o de Cleiton Gonçalves Batista, que assumiu a coordenação de Trânsito, antes sob responsabilidade de Richard Rodrigues da Silva, que acumulava as coordenações de Fazenda e Trânsito e acabou sendo exonerado.
Na Vigilância em Saúde, Cynara Piran, que estava no cargo desde março de 2021, foi substituída por Giulliano Luiz da Silva Garcia, aliado do ex-deputado federal e médico Dr. Leonardo (Republicanos). Cynara foi remanejada para a coordenação administrativa da Secretaria de Administração, substituindo Giuliana Barbosa Maia, que por sua vez assumiu a coordenação de Regularização Fundiária da Secretaria de Planejamento — cargo que estava vago desde outubro de 2021.
Promessa de cortes virou discurso vazio
Apesar de ter declarado publicamente que pretendia cortar até cinco secretarias para enxugar os gastos públicos e equilibrar as contas do município, as ações recentes indicam que essa proposta ficou apenas no discurso.
Com a ampliação de cargos e o aumento de salários de aliados e familiares, a prefeita tem sido alvo de críticas por inflar a estrutura administrativa, em movimento visto por muitos como politicamente motivado, principalmente diante da proximidade das eleições municipais.