Notícias / Esporte/Cultura

03/04/2025 - 21:57 | Atualizado em 03/04/2025 - 22:02

Angelina Jolie visita aldeia indígena no Xingu e se reúne com cacique Raoni

Atriz conversa com lideranças Kayapó sobre desafios ambientais e culturais

Mauricio Dias

 (Crédito: Mauricio Dias)
A atriz e ativista Angelina Jolie visitou, na quarta-feira (2), a aldeia Piaraçu, localizada na Terra Indígena Capoto-Jarina, na região do Xingu, em Mato Grosso. Durante a visita, Jolie se encontrou com o cacique Raoni Metuktire, um dos líderes indígenas mais respeitados mundialmente.

Acompanhada da organização Re:wild, a atriz conheceu de perto a conexão dos povos indígenas com a floresta e dialogou com lideranças Kayapó sobre as principais ameaças que enfrentam, como desmatamento, garimpo ilegal e a expansão do agronegócio sobre territórios indígenas. Jolie, que há décadas apoia causas humanitárias e ambientais, expressou solidariedade e reforçou a importância da preservação da Amazônia e da cultura indígena.

Raoni Metuktire, líder do povo Mẽbêngôkre-Kayapó, vive na Terra Indígena Capoto-Jarina, no norte de Mato Grosso, e há décadas atua na defesa dos direitos indígenas. Em 1977, sua trajetória foi retratada em um documentário exibido no Festival de Cannes, na França. Já em 1989, ele se uniu ao cantor Sting, da banda The Police, para uma turnê mundial em defesa dos povos indígenas.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Luiz , em 04.04.2025 às 10:41

    Ta faltando a musiquinha dos "artistes" brasileiros pra combater os recordes de queimadas e desmatamento na Amazônia e Pantanal!!!

 
Sitevip Internet