31/03/2025 - 23:44 | Atualizado em 02/04/2025 - 15:56
Trabalhadores podem sacar valores esquecidos do antigo fundo PIS/Pasep
Mais de 10 milhões de brasileiros têm direito a resgatar quantias acumuladas
Os trabalhadores que possuem dinheiro esquecido no antigo fundo PIS/Pasep poderão realizar o saque dos valores a partir de sexta-feira (28). O pagamento será feito, inicialmente, para aqueles que solicitaram o resgate até o dia 28 de fevereiro.
Para quem fizer o pedido até segunda-feira (31), o valor será liberado em 25 de abril. Confira o calendário completo de pagamentos.
O que é o fundo PIS/Pasep?
O antigo fundo PIS/Pasep foi criado para complementar a renda de trabalhadores do setor privado com carteira assinada e servidores públicos entre os anos de 1971 e 1988. Diferente do abono salarial PIS/Pasep pago atualmente, esse fundo acumulava recursos que pertencem aos beneficiários ou seus herdeiros.
Segundo o Ministério da Fazenda, mais de 10 milhões de brasileiros possuem um montante total de R$ 26,3 bilhões disponíveis para resgate. O saldo médio por trabalhador é de aproximadamente R$ 2,8 mil, mas o valor pode variar de acordo com o tempo de serviço e o salário recebido na época. Todos os valores estão corrigidos pela inflação.
Como consultar e sacar o dinheiro?
Os trabalhadores podem verificar se possuem valores a receber através do site Repis Cidadão ou pelo aplicativo do FGTS. A plataforma também fornece instruções detalhadas sobre como realizar o saque, inclusive para herdeiros no caso de falecimento do beneficiário. Para acessar, é necessário ter uma conta gov.br nos níveis prata ou ouro.
É fundamental que os beneficiários façam a solicitação dentro do prazo, pois, caso o resgate não seja solicitado até setembro de 2028, os valores serão definitivamente incorporados ao Tesouro Nacional, sem possibilidade de retirada.