Notícias / Saúde

24/03/2025 - 22:42 | Atualizado em 24/03/2025 - 22:54

Chikungunya mata mais que dengue e COVID juntas em MT

Chikungunya avança em MT com 39% mais mortes em uma semana

Por Gazeta Digital

imagem ilustrativa

imagem ilustrativa

Mato Grosso enfrenta um crescimento preocupante nos óbitos por chikungunya, com um salto de 39% nas mortes em apenas uma semana. Nesse período, nove novas vítimas foram confirmadas, totalizando 32 fatalidades no estado. Outros 15 casos suspeitos aguardam investigação. Os números colocam a chikungunya como a arbovirose mais mortal no estado neste ano, ultrapassando a soma de óbitos por dengue (8) e Covid-19 (14). Com 24.148 notificações, a situação já é classificada como epidêmica pela Secretaria de Estado de Saúde.

Médicos destacam que a chikungunya, frequentemente negligenciada em comparação à dengue e à Covid-19, apresenta perigos equivalentes ou até maiores. Além do risco de morte, 50% dos pacientes desenvolvem sintomas subagudos, e parte evolui para a fase crônica, com dores articulares persistentes. Idosos, diabéticos, hipertensos e pessoas com comorbidades são os mais vulneráveis a complicações graves.

O infectologista Luciano Corrêa Ribeiro alerta que o surto atual tem registrado formas severas da doença, incluindo danos ao sistema nervoso central (encefalite) e cardíaco (miocardite), muitas vezes fatais. "A doença sempre foi grave, mas o aumento de casos amplificou as complicações", explica. Pacientes com condições pré-existentes, como cardiopatias, são os mais propensos a desenvolver quadros críticos.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet