Notícias / Cidade

09/02/2025 - 10:55

Primeiro dia de mutirão tem teste de DNA e outros atendimentos em Vila Bela da Santíssima Trindade

Por Janaiara Soares

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso deu início, nesta sexta-feira (7), ao primeiro Mutirão Quilombola de atendimentos na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade.

A iniciativa levou uma série de serviços essenciais à população local, incluindo orientação jurídica, emissão gratuita de documentos, atendimento oftalmológico e odontológico, entre outros. Um dos destaques do evento foi a realização gratuita de exames de DNA, possibilitando o reconhecimento de paternidade. 

A moradora Gerlane Rodrigues, mãe do menor P.H, de 10 anos, foi uma das beneficiadas pelo serviço e destacou a importância da ação. "Meu filho que pediu e nós viemos aqui porque ficamos sabendo dessa possibilidade e não teríamos condições de pagar por um teste. Foi rápido e tivemos um atendimento muito tranquilo. Agora é esperar o resultado", disse. 

Além dos atendimentos oferecidos pela Defensoria Pública, o mutirão também contou com serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e da Receita Federal, garantindo à comunidade o acesso à documentação e direitos fundamentais.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) também esteve presente com exames oftalmológicos e atendimentos odontológicos. A moradora Aparecida Maria de Castro Moraes comemorou a oportunidade de realizar a consulta e receber seus óculos no mesmo dia. "Já saí daqui com meus óculos. Estou muito feliz. Que Deus abençoe todos vocês", disse emocionada. 

Para Lucy Souza, representante do Ministério da Igualdade Racial, a iniciativa reforça a importância de levar serviços públicos a regiões mais distantes da Capital. "Essas pessoas têm direitos que precisam ser preservados, e esse mutirão traz a oportunidade de fazerem seus documentos e resolverem questões jurídicas. É de suma importância que esse evento seja realizado não só agora, mas mais vezes", afirmou.

O prefeito de Vila Bela da Santíssima Trindade, André Jacob (MDB), lembrou a relevância histórica da cidade, que foi a primeira capital de Mato Grosso e é berço da cultura negra no estado. "Esta ação é um reconhecimento dessa gente que esteve aqui e merece respeito", ressaltou o prefeito.

O Mutirão Quilombola segue até domingo (9), das 9h às 17h, na Secretaria de Igualdade Racial da cidade. A iniciativa conta com a parceria da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Prefeitura Municipal de Vila Bela da Santíssima Trindade, Poder Judiciário (TJMT), Receita Federal, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério da Igualdade Racial (MIR), Previdência Social, Senar, CRAS e Cartório de 2º Registro Civil de Vila Bela da Santíssima Trindade.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet