Notícias / Saúde

06/02/2025 - 07:39

Secretário de Saúde colocou em risco permanência do Mais Médicos em Cáceres

Por Folha 5 | Silvano Costa

Folha 5

 (Crédito: Folha 5)
O novo Secretário de Saúde de Cáceres, o educador físico Cláudio Henrique Donatoni colocou em risco a permanência do Programa Mais Médicos na cidade é o que constatou um dos representantes dos 24 médicos de Unidades Básicas de Saúde da cidade que concedeu entrevista a Rádio Difusora na manhã desta quarta-feira(05.02).
 
O representante disse que a decisão unilateral de Cláudio descumpriu um acordo que possibilita a permanência do programa na cidade que é de pagar R$ 3.500 de auxílio moradia com base na Portaria Nº 300, de 5 de outubro de 2017.

"De fato, o secretário com essa medida unilateral que ele tomou, porque a gente não foi comunicado. Porque nosso auxílio atrasou, atrasou e quando a gente perguntava para os outros responsáveis da Secretaria, eles jogavam culpa na Sefin[Secretaria de Finanças], o que era mentira, pois já estava tendo essa tratativa de diminuir [o valor do auxílio]. O secretário [Cláudio Henrique] colocou em risco a permanência do Programa Mais Médicos no município. Porque desde o momento que o município deixa de cumprir sua única responsabilidade com o programa de de pagamento do auxílio de moradia e alimentação para os médicos, o próprio Ministério de Saúde pode desligar o município e realocar os médicos em outros municipios", contou.
 
O médico disse que o que a prefeitura paga de auxílio é muito menor do que ter que contratar uma empresa terceirizada

"O município não gasta nada mais do que R$ 3.500 por médico por mês para manter o programa aqui, caso o município perdesse o vínculo com o programa Mais Médicos, teria que contratar médicos a partir de uma empresa terceirizada, que todo mundo sabe que custa mais caro. Aí teria que pagar um valor para a empresa terceirizada e outro para o médico. A empresa terceirizada repassa outro valor para o médico.

Além disso, os médicos denunciaram más condições de trabalho nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e perseguição da coordenadora das unidades básicas do município. As queixas constam em carta divulgada pelo 

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Pantaneiro, em 07.02.2025 às 13:07

    A saúde em cáceres ja esta um caos faz tempo, .... agora acaba de afundar de vez. Pisou na bola, manda embora ... é simples.

  • por Eleitor, em 06.02.2025 às 15:09

    Também né, qual a formação desse secretário de Sáude eu acho ser educação fisica e dessa vez ele escolheu ser secretario de saúde porque ele não escolheu ficar lá mesmo na secretaria do turismo. O que será que o habilita a ser secretário de saúde. Alguém sabe?

  • por barbosa, em 06.02.2025 às 14:59

    Esse secretário não sabe nada em gestão de Saúde Pública, nunca trabalhou em uma assistência a saúde, o que é que está fazendo aí na Secretária de Saúde. Será que a prefeita não está vendo isso? Coloque quem realmente conhece do assunto. Simples assim.

  • por Jose Carlos, em 06.02.2025 às 13:16

    Como um educador físico que nunca atuou na profissão é secretario de saúde em Cáceres, pois a Secretaria de Saúde é uma massa complexa que exige conhecimento técnico em gestão pública, políticas de saúde e administração de recursos. A nomeação de um educador físico para esse cargo pode gerar questionamentos sobre sua qualificação para lidar com desafios como financiamento do SUS, gestão hospitalar.

  • por joao, em 06.02.2025 às 07:45

    Fizeram o 40..... Agora aguenta! Feira inacabada e demais obras na cidade So buraco nas ruas , sujeira , mato nos terrenos em volta da prefeitura! UBS / UPA um caos sempre faltando o basico!

 
Sitevip Internet