Notícias / Saúde

22/01/2025 - 09:09

Cáceres tem 36 suspeitas de dengue e 33 de chikungunya, segundo informe da SES

Por Cecilia Nobre

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Dois moradores dos municípios de Cláudia (a 566 km de Cuiabá) e Jaciara (a 143 km de Cuiabá) morreram devido à doença viral chikungunya, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também é responsável por infectar pessoas com dengue e zika.

De acordo com o Informe Epidemiológico, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), até o presente momento, Mato Grosso enfrenta a suspeita de 1.295 casos de dengue, 2 de zika e 474 de chikungunya.

O Informe da SES, publicado na última quinta-feira (16), aponta os municípios com o maior número de casos prováveis, sendo eles:
Sinop, com 461 suspeitas de dengue e 78 de chikungunya; Nova Mutum, com 65 suspeitas de dengue;
 
Cuiabá, com 37 suspeitas de dengue e 19 de chikungunya;
Cáceres, com 36 suspeitas de dengue e 33 de chikungunya;
Pontes e Lacerda, com 29 suspeitas de dengue e 3 de chikungunya;
Colíder, com 28 suspeitas de dengue;
Rondonópolis, com 25 suspeitas de dengue e 95 de chikungunya;
Araguaiana, com 18 suspeitas de dengue.

Conforme dados da SES, no ano passado, 39 pessoas morreram em Mato Grosso devido à dengue e outras 12 por chikungunya, sendo os municípios com os maiores números de casos: Cuiabá, Tangará da Serra, Pontes e Lacerda e Primavera do Leste. Ainda de acordo com a secretaria, naquele mesmo ano, foram confirmados mais de 30 mil casos de dengue, 317 de zika e mais de 20 mil de chikungunya.

De acordo com o Ministério da Saúde, o aumento de casos dessas arboviroses urbanas é devido ao calor excessivo somado ao período de chuvas, que proporciona as melhores condições para a proliferação do mosquito.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Só OLho, em 22.01.2025 às 14:35

    Quando iniciará a limpeza dos lotes urbanos?

 
Sitevip Internet