Notícias / Cidade

07/01/2025 - 09:48 | Atualizado em 07/01/2025 - 10:02

Mudança da logo e nome no do Festival de Pesca gera polêmica em Cáceres

Por Folha 5

Folha 5

 (Crédito: Folha 5)
Com mais de 30 anos de atuação no mercado publicitário, a publicitária Juliana Giraldini criticou em vídeo a decisão de fazer a mudança de nome e logomarca do maior evento turístico da cidade, o 42º FIPe. Para ela, nem o trabalho básico em comunicação foi feito.

"A primeira coisa que deveria ter sido feito é ver se esse nome não existe em nenhum outro lugar. FIPESCA é um nome registrado desde 1983 por uma empresa. Empresa essa que se quiser processar a Prefeitura de Cáceres ou quem registrou o FIPESCAESPORTIVA [nome do site do evento] pode, porque pela lei você não pode ter nome nem parcial. Ah, mas por que a tabela FIPE nunca processou, porque a tabela FIPe não tem cunho comercial", explica.
 
Juliana conta que não se pode mudar o nome de um evento que tem tradição de quatro décadas e que não houve nem a pesquisa básica feita no Instituto Nacional Propriedade Industrial(INPI), órgão responsável por conceder registros de marcas, entre outros.

"O que eu acho é mantenha-se do jeito que tá e mude a marca e mude o planejamento de comunicação para se vender o FIPE", critica.

Após a polêmica e as duras críticas da população cacerense, a Secretária de Turismo que é administradora, Gesika Chaika, o jornalista da prefeitura Esdras Crepaldi e o designer Alessandro foram numa rádio da cidade citarem os diversos erros que aconteceram durante o processo.

Gesika pediu desculpas apesar de dizer que não errou e informou que a prefeita Eliene Liberato(PSB) nem foi avisada sobre a logomarca e que ela teria sido avisada apenas sobre a data do evento.
 
Já o jornalista Esdras contou que o nome FIPESCA seria usado apenas para ser feita em exposições a fim de atrair olhares de turistas para a cidade. 
 
Após logomarca de "centavos" virar chacota, artista cacerense apresenta versão de "milhões"
 

Após a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato(PSB) decidir mudar a logomarca do 42º Festival Internacional de Pesca Esportiva e virar alvo de chacota, o artista plástico cacerense Rafael Jonnier criou uma nova versão para o evento neste ano.
 
A versão foi elogiada na página Cáceres Mil Grau por diversos internautas.

"Rapaz, a riqueza de detalhes sobre a cidade, pegou o formato do Rio dando ênfase a Baía dos Malheiros, aonde a pesca acontece e a sai a largada, ponte aonde os barcos passam, as cores do pôr do sol, a canoa de madeira, se isso aí não for a logo que mais retrata Cáceres e o Fipe eu não sei qual será" opinou um.
"Tô digitando com os pes, pq estou usando as mãos para bater palmas para essa obra belíssima"

Logomarca de Centavos

A página Cáceres Mil Grau questionou seus quase 50 mil seguidores sobre a decisão de mudar o nome de logomarca e as respostas foram as mais diversificadas porém todas reprovando a decisão.
"Depois de 41 anos de FIPe evento internacional. Aí vem trocar, Affff desnecessário essa mudança. Deixa o nome quieto e vamos para o logo. Prefiro do Por do sol" contou um dos internautas.
 
Uma renomada publicitária questionou a decisão e diz que a decisão desrespeita a tradição de décadas. Ela ressalta que mudar de nome de FIPE para FIPESCA se aconteceu por questões de registro não faz sentido pois o novo nome já está registrado.

"O ponto aqui não é o design e sim o motivo no qual o nome foi mudado. Se foi mudado por questões de registro, não faz sentido, pq Fipesca também é registrado. Se foi mudado porque alguma mente brilhante simplesmente quis, é um desrespeito a uma tradição de décadas", pontua. 

Comentários

inserir comentário
12 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Anonimo, em 10.01.2025 às 14:12

    Sou Designer Gráfico se esse cara que fez essa logo é artista plástico kkkkkkkkkk, meu deus que porcaria qualquer criança faz uma logo dessas, sem identidade visual nenhuma coisa estranha sem nexo algum

  • por Caceres, em 09.01.2025 às 12:54

    Tira foto da beira do rio puro mato e põe de logo tipo Vergonha, cidade suja desde da virada do ano a sujeira tá lá

  • por Luiz Marcio Ambrosio Curvo, em 09.01.2025 às 10:22

    A Juliana Giraldini falou tudo, é um absurdo misturado com desleixo e burrice. Volta FIPE !

  • por Eurides, em 08.01.2025 às 18:57

    Ttem tanta coisa mais importante a ser feita nessa cidade ao inves de preocupar com logotipo obras que nao terminam nunca quando terminam e tudo mal feito uma administracao que nao funciona nunca em outeas cidades a adiminstracao funciona aqui nem se fale

  • por Paulo Renato, em 08.01.2025 às 09:11

    Escrevi em época passadas que os eleitores de Cáceres MT deveria se ferrar com mérito próprio . Teve uns gaiato que na falta de argumentos plausíveis e na militância deslavada logo retrucaram: genocida, Francis... como se eu não soubesse que o veio da lancha é a coroa são farinha do mesmo saco .

  • por Liz, em 08.01.2025 às 08:45

    Não espero mais nada deste porcaria de cidade meia fia aqui estão contida não logo mais com nada daqui , Caceres é um máfia de empresários pra Tião vc tem que ter Qi uma cidade que não da oportunidade pra gente crescer sempre q mesma mesmisse.

  • por joao, em 07.01.2025 às 19:08

    Foi a conversa mais sem pé e cabeça! Falaram que fizeram a logo para mostrar para a prefeita avaliar para ver se tem a disponibilidade de mudar? como que faz algo sem a prefeita saber? So aqui acontece essa perolas .....kkkk Muito Indio para pouco cacique.

  • por Luciano Nascimento da Silva, em 07.01.2025 às 17:39

    NÃO espero NADA que acrescente aqui em Caceres desses políticos. São os mesmos RATOS ?? de sempre. Tem coisas mais de URGENCIA, EMERGENCIA e PRIORIDADE para se fazer nessa cidade e nos bairros. Basta olhar a PORCARIA, trabalho de marinheiro, inexperiente que estão fazendo com a PÉSSIMA estrutura daquela FEIRA. Não precisa ser arquiteto ou engenheiro para ver esse serviço PORCO ?? que estão fazendo, VERGONHOSO !!!

  • por Só OLho, em 07.01.2025 às 16:38

    Enquanto isso a cidade continua com lotes sujo, asfalto mal feito, ruas de terra só lama. E sei lá quem preocupado com logo do fipe, é triste a realidade de Cáceres que se elegeria fácil a cidade mais suja do país.

  • por Jlcacerense, em 07.01.2025 às 16:11

    Realmente não tem coisas mais importantes pra se preocupar nesta cidade, do que uma logomarca de FIPe. Vou citar só um: o centro dessa cidade das "casas" antigas Tombadas pelo cabide de emprego chamado Ipham que não agrega em nada. Ta um Horror nas rua XV De Novembro, Porto Carreiro, Bom Jardim, Casal Vasco Tiradentes e muitas outras, só quero ver na hora que esses muquifos desabarem sobre pessoas se o Ipham vai se responsabilizar.

Mais comentários
 
Sitevip Internet