Discutir, avaliar e promover melhorias no ensino e na saúde do município. Este é o papel do Coapes (Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde), um dispositivo que visa fortalecer a integração entre o ensino, os serviços e a comunidade no Sistema Único de Saúde (SUS).
Dentro de um sistema que engloba a participação de gestores municipais e estaduais do SUS, instituições de ensino com cursos de graduação na área da saúde e programas de residência médica e multiprofissional, o IDOMED FAPAN assumiu a presidência do Coapes com o objetivo de qualificar a integração entre ensino e serviço, e a educação permanente nos territórios.
A reunião que elevou o instituto à presidência ocorreu no dia 5 de dezembro. O trabalho envolve a negociação, tomada de decisão e a contratualização de ações. O Coapes estabelece as diretrizes para os estágios obrigatórios de cursos técnicos, de graduação e residência na área da saúde.
Descentralizar
Diretor do IDOMED FAPAN, Jossimar Godoi assumiu a cadeira em nome da instituição. Ele explica que o Coapes é um comitê gestor que gerencia e propõe melhorias para a saúde pública na cidade, ensino, estágio e gestão. “Esse comitê começa a gerenciar as unidades básicas de saúde, as UBS, os hospitais, ou seja, dá o direcionamento do que a gente precisa melhorar, se precisa construir ou reformar mais UBS, se precisa contratar mais, e isso tudo atrelado ao ensino também, como está o estágio, como que está a divisão de alunos por etapa, por curso etc. Enfim, é todo o gerenciamento da saúde pública do município”, pontua.
Para os alunos, o benefício é ter alguém sempre olhando para os campos de práticas, para melhoria contínua nas unidades básicas de saúde, hospitais municipais e buscando aprimoramento para a população.
A reunião contou com a presença do atual prefeito, da prefeita eleita e da promotora de justiça, entre outras lideranças. “Este é um momento muito importante, em que as decisões saem da mão exclusiva da Secretaria de Saúde do município e vem para essa mesa gestora”, destaca Jossimar.
