Notícias / Cidade

30/11/2024 - 10:40

Curso de Gastronomia transforma vidas em comunidade rural de Cáceres

Por Jornal Correio Cacerense

Jornal Correio Cacerense

 (Crédito: Jornal Correio Cacerense)
Vinte e três mulheres integrantes do grupo Damas da Terra vivenciaram uma experiência transformadora com o projeto Trilhas de Sabor. A ação, promovida pelo Sesi MT em parceria com a empresa TRC, promoveu  capacitação em reaproveitamento integral de alimentos, empreendedorismo e produção sustentável, a comunidade rural de Vila Aparecida.
 
O curso ofereceu mais do que técnicas culinárias. Para as participantes, foi uma oportunidade de ressignificar suas rotinas e descobrir novos caminhos. “Aprendi a produzir mais e a ver o que temos em casa com outro olhar. Foi uma experiência que mudou minha visão sobre o que posso fazer pela minha família e por mim mesma”, afirmou Eliane Cristina Cuiabano, uma das alunas.
 
Além das aulas práticas, as participantes também trocaram histórias e fortaleceram vínculos. O impacto foi destacado pelo gerente de Inovação Social e Cultura do Sesi MT, Fernando Pereira. “Estamos capacitando essas mulheres para que valorizem a cultura alimentar local e encontrem novas possibilidades econômicas em suas comunidades”.
 
A TRC, apoiadora do projeto, reforçou o compromisso social com o empoderamento feminino. “Iniciativas como essa promovem autonomia e abrem portas para o mercado local e além dele”, ressaltou Adriano Teixeira, gerente administrativo e de SST da empresa.
 
O grupo Damas da Terra mostrou que a união pode gerar resultados significativos. Entre receitas e aprendizados, as mulheres redescobriram o valor de sua história e o potencial de suas ações. Para Marina Batista de Farias, a experiência foi mais do que prática: “Foi algo bonito que quero levar para o grupo da minha igreja. Quero aprender mais e repetir essa vivência”.
 
Com o sucesso do projeto, o Trilhas de Sabor se consolida como uma ferramenta de transformação social, incentivando o protagonismo feminino e fortalecendo a economia local por meio do conhecimento compartilhado. (Com informações da Assessoria)

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet