25/11/2024 - 15:45 | Atualizado em 25/11/2024 - 16:16
Prefeitura de Cáceres intensifica limpeza de canais e bocas de lobo para prevenir alagamentos
Por Prefeitura de Cáceres/Esdras Crepaldi
Ronivon Barros
A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística, está intensificando os serviços de limpeza em canais e bocas de lobo da cidade, em uma ação preventiva para minimizar os impactos das chuvas no período de alta pluviosidade.
Os trabalhos já foram concluídos em canais importantes como os do Renato, Sangradouro, Empa, Vila Irene, São Lourenço, Betel, Espírito Santo, São José e na Rua do antigo CMTG. Atualmente, as equipes estão atuando nos canais dos Fontes, Garcês e Joaquim Murtinho.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Demis Rogério Rodrigues, o objetivo principal é prevenir enchentes e alagamentos. "Estamos empregando duas máquinas PC, três retroescavadeiras, seis caminhões caçamba e uma mini carregadeira Bobcat para garantir a eficiência dos serviços", detalhou o secretário.
Além da limpeza dos canais, também está sendo realizada a manutenção das bocas de lobo e das redes de drenagem. Este trabalho inclui intervenções manuais e o uso do caminhão hidrojato para desobstruir os sistemas de escoamento.
A prefeita Eliene Liberato acompanha de perto as ações e destaca a relevância desse trabalho. “Garantir a fluidez e o escoamento das águas pluviais é essencial para evitar alagamentos e minimizar os danos causados pela erosão durante as chuvas. Essa intervenção é indispensável para a segurança e qualidade de vida da nossa população”, afirmou a prefeita.
Eliene também fez um apelo à comunidade, enfatizando a importância do descarte correto de resíduos. "É imprescindível que a população colabore, evitando jogar lixo nas ruas, pois esses resíduos acabam sendo levados pelas chuvas para as bocas de lobo, obstruindo os sistemas de drenagem e causando problemas como enchentes", alertou.
Esdras Crepaldi
Comentários
-
por João Edson Fanaia, em 26.11.2024 às 10:50
Medida preventiva importante. Falta agora parte da população colaborar e não jogar lixo nas vias públicas. Um pouco de educção nunca é demais.