Notícias / Cidade

25/11/2024 - 10:27 | Atualizado em 25/11/2024 - 14:01

Câmara de Cáceres entrega títulos de Cidadão Cacerense

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A Câmara Municipal de Cáceres realizou na noite deste sábado (23/11), no salão de eventos da Secretaria de Turismo e Cultura (Sematur), uma grandiosa celebração em homenagem ao Dia do Vereador. O evento contou com a presença de um grande público, reunindo autoridades políticas, militares e representantes do mundo jurídico de Mato Grosso.  A cerimônia especial foi marcada pela entrega de mais de 50 títulos de cidadão cacerense a personalidades que prestam ou já prestaram relevantes serviços à cidade.

“É com grande satisfação que celebramos o Dia do Vereador e prestamos esta justa homenagem aos cidadãos que tanto contribuem ao desenvolvimento de Cáceres”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Luiz Landim. 

Ele destacou que a população cacerense tem aprovado o trabalho dos vereadores e vereadoras, tanto que na eleição de outubro passado reelegeu 10 dos 15 parlamentares da atual legislatura. Landim também comentou sobre a recente conquista do Selo Diamante de Transparência Pública, conferida à câmara pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). O selo fez do parlamento cacerense o segundo mais transparente entre as 141 casas legislativas municipais de Mato Grosso.

“É como sempre digo: se quer fazer uma coisa rápida, faça sozinho. Agora, se quer fazer uma coisa com qualidade, faça junto. Então, tanto o selo transparência quanto o nosso efetivo papel de vereador, que é fiscalizar e orientar o Poder Executivo, foi o conjunto de parlamentares e servidores que fez  esse excelente trabalho”, disse em discurso na cerimônia.

A prefeita Eliene Liberato, no evento, foi representada pelo secretário de Assuntos Estratégicos, Jeremias Leite. Ele também enalteceu a importância do Legislativo para o desenvolvimento do município.  “Um Legislativo forte, atuante e fiscalizador é fundamental para uma gestão pública eficiente e transparente.  É essencial que haja essa parceria entre os poderes, para que possamos aprovar projetos de lei que realmente beneficiem a população cacerense em todas as suas dimensões”, destacou.

O desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Paulo da Cunha, fez um discurso ressaltando a história secular de Cáceres, nos aspectos econômicos, sociais e culturais. Ele também destacou que os vereadores e vereadoras fazem a diferença na cidade desde do século XIX, quando elaboraram leis que redefiniram ruas, avenidas e outros aspectos urbanísticos, trazendo toda uma lógica de desenvolvimento para a economia local.

O secretário de Estado em Brasília, doutor Leonardo Albuquerque, que no evento representou o governador Mauro Mendes, fez questão de ressaltar a figura do vereador como aquele que está na linha de frente para ouvir as demandas da população. “É o primeiro, é o parachoque é aquele que recebe as demandas da população. E quando a câmara municipal é atuante como a nossa, ela ajuda o Executivo, ela contribui para que as boas obras aconteçam e o Estado pare em pé”, disse. 

Já a advogada Cibeli Simões, presidente da Subseção de Cáceres da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), fez questão de ressaltar a importância dos parlamentos municipais para a manutenção da democracia no país. 

"Se nós estamos aqui hoje conferindo a várias pessoas da nossa cidade o Título de Cidadão e Cidadã Cacerense é porque nós temos uma  democracia. E os vereadores e vereadoras são responsáveis, inclusive, pela luta e manutenção da democracia em nosso país, pois ela não nos é inerente, ela foi conquistada e a todo tempo ela pode sofrer sim atos de subjugação”, alertou.

O EVENTO

Os vereadores entregaram os títulos de cidadãos cacerenses a personalidades que se destacaram em diversas áreas, reconhecendo a contribuição de médicos, advogados, professoras, juízas, promotores, músicos, artistas, comerciantes e empresários que, com seu trabalho e dedicação, fazem a diferença na vida dos cacerenses.

Ao final da cerimônia de entrega dos títulos, os convidados foram agraciados com um jantar festivo.

A mesa de honra do evento foi composta pelo presidente da Câmara Municipal, Luiz Landim; secretário de Assuntos Estratégicos, Jeremias Leite; desembargador aposentado Paulo da Cunha; presidente da Subseção de Cáceres da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT),  Cibeli Simões; secretário de Estado em Brasília, doutor Leonardo Albuquerque; tenente-coronel do 6° Batalhão de Polícia Militar de Cáceres, Vanilson da Silva; e o delegado regional da Polícia Civil em Cáceres, Higo Rafael. 

A DATA

Nacionalmente, o Dia do Vereador é comemorado todo ano em 1° de Outubro. Mas em Cáceres a festa foi prorrogada para o dia 23 de novembro, devido às eleições.  

A data foi instituída por meio da Lei Federal 7.212, de 20 de julho de 1984. Uma curiosidade sobre a data é que ela foi criada em homenagem ao ex-imperador D. Pedro I. Foi ele quem estabeleceu as primeiras normas que regiam o cargo de vereador, a partir da Constituição de 1824, que foi oficializada pela Lei de 1° de outubro de 1828. 

Outra curiosidade é que o Hino Nacional do Vereador foi composto pelo cacerense, o professor e advogado Ênio Maldonado (falecido há 14 anos), autor de vários livros e artigos para jornais.

As(os) vereadoras (os) desempenham um papel fundamental para o exercício pleno e fortalecimento da democracia. 

Eles e elas são os representantes mais diretos do povo na política, sendo  responsáveis por fiscalizar as atividades do Poder Executivo municipal (prefeituras). 

Também são responsáveis por criar indicações e projetos de leis, com objetivo de melhorar a vida das pessoas, em áreas como: educação, segurança pública, infraestrutura, cultura, esporte e lazer.

FOTOS DO EVENTO:  https://bit.ly/4fJQn32

Confira a fotos do evento pelo link: https://www.caceres.mt.leg.br/institucional/fotos/dia-do-vereador-24-11-2024/

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Cidadão, em 25.11.2024 às 14:23

    Enquanto não estabelecer regras, principalmente em questão de quantitativo minimo por vereador e justificativa plausível para concessão dessas monções de aplausos e títulos, serão realizadas na intenção de se auto promover ou para garantir apoio político nas eleições. De forma alguma desmerecer aqueles que foram agraciados, mas da maneira que vem acontecendo tais cerimônias, fica a dúvida em saber até que ponto nossos vereadores chegarão com isso. A principal função de um vereador, poucos fazem, enquanto recebem seus gordos salários e já pensando nas eleições daqui a a 4 anos.

  • por joao, em 25.11.2024 às 14:18

    So serve para isso essa Camara!

  • por só de olho, em 25.11.2024 às 11:23

    Tomara que esses novos cidadãos ajude a limpar os lotes sujos da nossa cidade , já que alguns nem aqui mora, que tragam novas ideia de fora para ajudar a gestão a limpar essa cidade suja.

 
Sitevip Internet