Notícias / Cidade

09/11/2024 - 08:48 | Atualizado em 09/11/2024 - 09:26

MPMT presta homenagem a procurador cacerense, Benedito Xavier de Souza Corbelino 'Vica'

Por Izabela Andrade I MP-MT

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A nova sede das Promotorias de Justiça de Cáceres recebeu o nome do procurador de Justiça Benedito Xavier de Souza Corbelino – in memoriam.

A cerimônia, realizada na quinta-feira, 7 de novembro, reuniu familiares e amigos para celebrar a história de vida e a trajetória do servidor público, que construiu sua carreira profissional no Ministério Público de Mato Grosso.

O procurador de Justiça Benedito Xavier de Souza Corbelino, conhecido também por Corbelino ou "Vica", era um pantaneiro de coração, apaixonado por sua terra natal, Cáceres. Tinha uma rotina simples e prazerosa, marcada por pescarias no Rio Paraguai, cavalgadas e momentos de descontração com amigos.

No Ministério Público de Mato Grosso, Corbelino se destacou como promotor e procurador de Justiça.

“Ele deixou um legado enorme à nossa instituição, pelos seus conhecimentos jurídicos, inteligência e pelos trabalhos prestados ao Estado de Mato Grosso. Por todas essas razões, em uma homenagem mais que merecida, estamos emprestando seu nome para denominar as novas instalações da sede das Promotorias de Cáceres”, destacou o procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Júnior.

Ao lado do amigo Orlando de Almeida Perri, hoje desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Benedito Corbelino iniciou sua carreira de advogado em Cáceres, estudando incansavelmente para concursos públicos. “Fato é que Vica amava este lugar. Ele amava essa cidade, amava seus amigos. Eu tive a satisfação e o prazer de conviver com o Vica por mais de 40 anos. Eu acredito que somos irmãos espirituais. Ele inspirava as pessoas”, destacou Perri, ao lembrar a convivência com o parceiro de vida.
 
Responsável pela indicação para a homenagem, o procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado lembrou que “Vica” foi o grande incentivador de seu ingresso no Ministério Público.

“Eu preciso confidenciar que Corbelino foi um dos responsáveis por eu ter feito concurso para o Ministério Público. Eu trabalhava no escritório de advocacia do meu pai e tive a oportunidade de acompanhar um júri. Foi ali que vi Corbelino atuar, e ele foi magnífico. De lá, saí convencido de que gostaria de atuar no Ministério Público”, lembrou.

Representando os familiares do procurador, o advogado Gabriel Corbelino reconheceu a importância da homenagem e destacou a vocação do pai em servir ao Ministério Público.

“Quero aqui, em nome dos filhos e da família, agradecer ao Ministério Público por essa homenagem, esse reconhecimento à memória do meu pai. A vocação do meu pai era ser promotor de Justiça, era defender o povo. Espero que os promotores de Cáceres se espelhem no meu pai e atuem ferrenhamente em favor da sociedade e daqueles que necessitam de uma intervenção ministerial”, disse o advogado Gabriel Corbelino.

O procurador de Justiça Benedito Corbelino foi o primeiro promotor a ocupar o cargo de secretário de Estado de Segurança Pública, na gestão do governador Dante Martins de Oliveira, onde implementou diversas iniciativas inovadoras para fortalecer a segurança pública em Mato Grosso.
 
Novas instalações das ProJus de Cáceres estão a serviço da comunidade
 
MPMT
Reprodução
imagem_2024-11-08_214441459.png

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) realizou, na última quinta-feira, 7 de novembro, a inauguração da nova sede das Promotorias de Justiça de Cáceres. Localizado a 217 quilômetros de Cuiabá, o município pantaneiro agora conta com um espaço moderno, funcional e acessível para atender à população.

Com uma área construída de 1.789 m², o prédio reformado e ampliado oferece um ambiente de trabalho mais eficiente para os 50 servidores do Ministério Público e um atendimento de qualidade para a comunidade. A nova estrutura inclui salas, recepção, copa, banheiros, estacionamento, auditório e um espaço dedicado ao Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO).

“Além de proporcionar mais conforto e segurança aos nossos promotores, servidores e colaboradores, com a inauguração das novas instalações passamos a atender à população de Cáceres e Região”, disse o procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Júnior.

A obra, que teve início em março de 2021 e contou com um investimento de R$ 1.899.124,28, demonstra o compromisso do Ministério Público com a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade.

Além do prédio principal, a unidade conta com um anexo com oito gabinetes, oferecendo ainda mais espaço para o trabalho dos promotores de Justiça e suas equipes.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet