O prefeito Alcino Barcelos (PL), de Pontes e Lacerda (a 444 km de
Cuiabá), que encerra o segundo mandato consecutivo no fim deste ano, se considera polêmico, mas não extremista. Neste sentido, assegura que está preparado para disputar uma vaga de deputado estadual na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nas eleições de 2026.
Alcino explicou que o seu plano inicial era disputar uma vaga como deputado federal, porém, compreende que o cenário v mais viável, é buscar vaga na Assembleia Legislativa. Ele se apresenta como político de direita "totalmente verde" e seguidor do ex-presidente da Reopublica Jair Bolsonaro (PL), mas sem qualquer viés de radicalismo nas suas ações.
"[Desisti de federal] porque eleição estadual é mais consolidada, apesar que vai abrir mais vagas para federal, mas esse não é o problema. Eleição de federal complicou muito, uma vez que não pode ter coligação e eu decidi ir à estadual, pelo PL mesmo. Quero estar no PL, não sou extremista, sou polêmico [mas não sou extremista]", disse Alcino em visita ao Grupo RD News e entrevista ao Rdtv Cast.
Alcino se colocou como uma das soluções para Região Oeste do estado, que é composta por 22 cidades, tendo base de quase 300 mil habitantes, conforme dados do Censo do IBGE de 2022. "Eu vejo que hoje a região é muito carente, uma região muito grande, cabe três estaduais e um federal, como já tivemos em outra época. Temos que pensar grande, a Região Oeste é a região que mais cresce", pontuou.
Por fim, Alcino reforçou em Pontes e Lacerda, embora seja bolsonarista, possui o respeito dos eleitores de esquerda. Para ele, isso comprovam que é um político que tem serviço prestado e bom trânsito nas camadas sociais do município mato-grossense.