Candidato à direção do IFMT Campus Cáceres professor Olegário Baldo, Reginaldo Antonio Medeiros, planeja firmar uma parceria com a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres para oferecer oportunidades de emprego aos alunos dos novos cursos na área de gestão e negócios, caso seja eleito para o mandato 2025-2029. A proposta integra seu Plano de Governo, que prevê a criação de cursos voltados para o comércio exterior e áreas relacionadas à gestão.
A ideia de Medeiros surge em um momento estratégico, com a recente aprovação da primeira empresa a se instalar na ZPE de Cáceres pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A TRC Agroflorestal, pertencente ao grupo Teak Resources Company, será a primeira a iniciar operações na área, o que deve gerar demanda por profissionais qualificados.
"Com a instalação da primeira empresa, será essencial oferecermos cursos que atendam a essa demanda. A população local e o IFMT serão os grandes beneficiados, pois estaremos alinhados com as necessidades da ZPE", afirmou o professor Reginaldo.
Além de focar na formação de mão de obra qualificada, o candidato também propõe a criação de programas de estágio e emprego, fortalecendo a conexão entre o IFMT e o mercado de trabalho. Outra meta importante de seu plano é estimular o empreendedorismo e o cooperativismo na região, em parceria com a ZPE.
O plano de Medeiros contempla ainda a expansão de cursos, incluindo Técnico em Veterinária, e viabilidade para oferta de bacharelado em Medicina Veterinária, além de cursos na are de informática/ tecnologia, bem como a oferta de cursos fora da sede do campus.
O IFMT Cáceres, que atualmente atende cerca de 30 mil alunos e conta com 2.300 servidores, entre técnicos e docentes, terá eleição para nova direção no dia 23 de outubro de 2024, das 8h às 17h, no horário oficial de Cuiabá. A votação será realizada online, e a campanha eleitoral vai até o dia 22 de outubro.