Notícias / Educação

10/10/2024 - 11:55

Candidato, professor Reginaldo Medeiros vai priorizar ensino inclusivo, inovação e infraestrutura para o IFMT de Cáceres

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O Prof.  Reginaldo Medeiros, candidato à direção do IFMT campus Cáceres Prof. Olegário Baldo, apresentou o plano de gestão "Unir para Transformar Vidas" com diretrizes estratégicas para o quadriênio de 2025 a 2029. O foco do candidato é valorização da vida e do trabalho humano, restaurar a credibilidade da instituição, zelar pela oferta do ensino, da pesquisa e da extensão com qualidade, gratuito, acessível e inclusivo, além de uma gestão humanizada, democrática e participativa. Também é comprometida com modernização infraestrutura e logística do Campus e com sustentabilidade socioambiental.
 
No campo da educação, o plano busca fortalecer a gestão do ensino de forma humanizada e inclusiva, promovendo o aumento do número de alunos, visando garantir a permanência e o sucesso acadêmico.
 
 Prof. Reginaldo Medeiros também propõe a expansão de cursos, incluindo novas áreas como Técnico em Veterinária e bacharelado em Medicina Veterinária, além da viabilidade de cursos de fora da sede do campus.
 
"A inclusão é uma prioridade para mim, faremos políticas de assistência estudantil que asseguram transporte, alimentação e apoio financeiro, a fim de reduzir a evasão escolar. Além disso quero criar programas para fortalecer a equidade de gênero e a inclusão digital" disse.
 
Outro ponto central no plano de gestão do professor é o incentivo à pesquisa e inovação. Medeiros propõe a criação de um ambiente que estimule soluções para problemas da sociedade, além do fortalecimento da Cultura Maker e da ampliação do Espaço 4.0. O plano também prevê o lançamento de editais para projetos inovadores e a oferta de capacitações para alunos e professores, com foco em áreas como automação e robótica.
 
A criação de um Núcleo de Inovação e parcerias com empresas de base tecnológica também fazem parte da estratégia para impulsionar a inovação no campus.
 
Uma das propostas mais ambiciosas é a modernização das instalações do IFMT Cáceres, incluindo a reforma de alojamentos, refeitórios, banheiros e a construção de uma usina fotovoltaica para garantir energia renovável da luz solar. Além disso, a agenda de sustentabilidade inclui a implantação da agenda ambiental do Campus, medidas preventivas para controle de incêndios florestais e manejo eficiente das plantações e dos animais nas áreas produtivas do campus.
 
O plano também reforça o compromisso com a comunidade externa, propondo a criação de programas de estágio e emprego para os alunos, além de parcerias para estimular o empreendedorismo e o cooperativismo. Atividades culturais e esportivas serão promovidas como parte de uma estratégia de integração e motivação.
 
A campanha eleitoral começou no dia 5 e segue até o dia 22 de outubro de 2024, e a eleição será realizada online no dia 23 de outubro, das 8h às 17h, conforme o horário oficial de Cuiabá. Estão aptos a votar 61 docentes, 64 técnicos administrativos e 598 discentes.
 
Biografia
 
O Prof. Reginaldo Antonio Medeiros, nascido em Patos de Minas (MG) em 1976, é engenheiro florestal, doutor em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e mestre em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
 
Com experiência na área de silvicultura, manejo florestal e sistemas agroflorestais, é pesquisador e professor titular no IFMT Campus Cáceres. Também possui especializações em sementes e recursos naturais, sendo autor de três livros sobre o cultivo de Teca, com reconhecimentos da EMBRAPA por suas contribuições à silvicultura no Brasil.
 
Atuou como professor na UNEMAT e no IFMT, onde é coordenador do projeto de formação de monitores ambientais, e é conhecido por sua dedicação à pesquisa e à educação ambiental. Casado há 20 anos, é pai de três filhos

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Professor Aposentado, em 10.10.2024 às 22:11

    Acho lindo esse mimi de sempre na educação mas devemos fazer uma pergunta. Qual ensino não é inclusivo? Talvez o ensino militante.... Ainda assim com toda distorção acredito que seja inclusivo. Parece proposta para enganar os incautos.

 
Sitevip Internet