Vereadores que concorrem a reeleição e candidatos a vereador em Cáceres, podem ter o registro de candidatura cassado caso a Justiça Eleitoral acolha os pedidos de impugnações feitos ao Ministério Público Eleitoral. Isso porque eles ‘comeram barriga’ e não se desincompatibilizaram dos conselhos municipais, como estabelece o artigo 14, § 9 º, da Constituição Federal. Estão nesta situação:
Félix Macedo - Conselho Municipal da Cidade
Franco Valério Cebalho da Cunha - Conselho Municipal da Cidade
Clodomiro da Silveira Pereira Junior (Pastor Junior) - Conselho Municipal da Cidade
Sueny Marques Garcete - Conselho Municipal de Alimentação Escolar
Marcos Ribeiro - Conselho Municipal de Educação
Flávio Negação - Conselho Municipal de Educação
Celso Silva - Conselho Municipal de Educação
Rosane Michels - Conselho Municipal de Educação
Marcinho Lacerda - Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável
Rubens Macedo - Conselho Municipal de Cultura
Gerônimo Gonçalves- Conselho Municipal de Habitação
Ronilce de Sá - Conselho de Defesa do Meio Ambiente:
Alessandra Castilho e Valdeníria Dutra – Conselho Municipal dos Direito da Mulher.
Fatura
Sem querer criticar, é preciso dizer que os responsáveis pelos registros das candidaturas das três coligações dividem com os implicados esse erro que pode ser fatal. Os ditos conselheiros erraram ao não informaram a condição e os responsáveis pelo registro por não atentarem para este detalhe. Neste quesito é que entra o respeito e capacidade de trabalho do Contador Enezio Mariano, que sempre procurou cuidar de detalhes vitais como este. Agora o pepino está nas mãos das assessorias jurídicas, que certamente vão parar ficar vigiando a imprensa para resolverem esse abacaxi. Se não derem conta de resolver, podemos ter uma reviravolta política histórica. Como bacharel, vou tranquilizar todos. Tem vários ‘remidos jurídicos’. Minha recomendação aos candidatos envolvidos, deixem a bronca com o jurídico e vão pedir votos.
Guerra jurídica
A coligação liderada pelo ex-prefeito Francis Maris (PL), já pediu a as impugnações de Rubens Macedo e Franco Valério da coligação liderada pela prefeita Eliene Liberato Dias (PSB). A questão é que tem pedido de impugnação de cinco candidatos da coligação de Francis, dentre elas dos vereadores Flavio Negação, Pastor Junior e dos ex-vereadores Marcinho Lacerda e Gerônimo Gonçalves. Além disso, a coligação ainda teve várias candidatos a vereador que desistiram na semana passada, mais precisamente do PL e PRD.
Campanhas
As campanhas começaram para valer na semana que passou em Cáceres. A prefeita Eliene Liberato Dias (PSB) e o cardiologista Sergio Arruda PP), mostraram maior volume. Esperamos que este ritmo seja mantido até o dia da votação. Neste aspecto, os candidatos a prefeito não podem ficar esperando o fundo partidário para irem as ruas. Vão ter que achar outras formas de financiamento que estejam dentro da lei.
Reeleição
O projeto de reeleição da perfeita Eliene Liberado Dias (PSB), foi bem apresentado com a presença das maiores políticas do Estado, o governador Mauro Mendes (UB) e o presidente da Assembleia Legislativa, Maxi Russi (PSB), além de todos os ex-prefeitos de Cáceres. O evento inclusive repercutiu na grande mídia do Estado no final de semana, dentre elas, o RDNEWS. Durante o ato, o ex-prefeito Aloisio de Barros, repetiu o que tem dito em vários eventos públicos. Que Eliene superou ele e todos os ex-prefeitos, por isso ela merece um segundo mandato. Já o governador mostrou que o Estado quer ajudar ainda mais Cáceres com a reeleição de Eliene. Vi imagens de uma caminhada feita no Jardim Universitário por Eliene e Landim, e percebi uma boa recepção, afinal ela vai entregar em breve obras importantes no bairro, dentre elas, uma UBS tipo 4 e 16 salas de aula.
Capricho
A coligação liderada por Sergio Arruda (PP), ficou com maior de tempo de propaganda eleitoral que começa dia 30. Agora, é preciso saber aproveitar o tempo para massificar as propostas de governo. Se ficar usando o espaço para desqualificar os adversários, pode não atingir a meta que é de assumir a vice liderança e concorrer diretamente com a prefeita Eliene.
Vereadores
Tenho visto sondagens para vereador em Cáceres e alguns nomes já despontam dos demais. Isso é positivo, mas pesquisa não significa eleição. É preciso pedir votos todos dias até seis de outubro. Não façam que nem um monte de candidatos que acham que vão ganhar a eleição porque possuem ou estão em grupos de whatsapp. Essa chuva diária de propaganda é inútil. Normal em começo de campanha, mas isso só ajuda na véspera da votação, para atingir os eleitores indecisos.