Notícias / Direto da Fonte

12/08/2024 - 15:15 | Atualizado em 13/08/2024 - 04:50

Botox

Por Da Redação

Ainda repercute muito no meio político em Cáceres, o oportunismo do PP do pré-candidato a prefeito Sérgio Arruda e da Federação Brasil da Esperança composta pelo PT, PC do B e PV e, do PSD de Irajá Lacerda. A união de Bolsonaristas e Lulistas ainda provoca constrangimentos dos dois lados. Mas o pior desta improvável aliança, foram as perdas políticas. Uma grande parte dos Lulistas se recusam a apoiar o bloco e a chapa Sergio/James. Já pelo lado do bolsonarista radical de extremada direita, Sergio Arruda (PP), os danos foram ainda maiores. Perdeu a maioria esmagadora dos votos bolsonaristas, principalmente depois que um vídeo onde ele canta ‘ole, ole, Lula, Lula…, ao lado de membros da Frente Brasil da Esperança, viralizou nas redes sociais. Como já disse em outras ocasiões neste espaço, acredito que esse voto de insatisfação será dividido pela prefeita Eliene Liberato Dias (PSB) e pelo ex-prefeito Francis Maris (PL). Nos grupos de whatsapp, petistas e traídos por Irajá Lacerda, já fazem pré-campanha para a atual prefeita de Cáceres.
 
Fôlego
 
Para entrar em uma disputa de prefeito o candidato precisa ter três condições indispensáveis: musculatura política, profissionalismo e grana. Conversando com alguns interlocutores próximos a Sérgio Arruda (PP), percebi que a única que eles tem segurança é em relação a musculatura política, ou seja, tem grupo e é político. Vi que a maioria teme que Sergio, que está colocando do próprio bolso, queira ser candidato e coordenar a campanha, ao mesmo tempo, algo extremamente amador.  E a maior preocupação de todas, que falte recursos para fazer frente a estrutura dos concorrentes.
 
Marketing
 
A aliança que apoia o projeto de reeleição da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), terá em seu marketing e comunicação o marqueteiro Claudio Cordeiro. Já Sérgio Arruda, que chegou a sondar o careiro Antero de Barros, contratou o marqueteiro Bruno Bini que também fará a campanha de Ludio Cabral em Cuiabá. Já pessoas próximas ao ex-prefeito Francis Maris (PL), revelaram a Coluna que estão apreensivas com os boatos de que o ex-prefeito deverá coordenar pessoalmente o marketing e a comunicação de sua campanha. Os rumores são de que ele quer contratar apenas uma produtora para elaborar os programas eleitorais e cobrir o dia dia da campanha, porém tudo sob orientação do próprio Francis.
 
Vices
 
No final de semana avaliei com vários interlocutores políticos experientes de Cáceres, os três candidatos a vice e questionei sobre o peso de cada um. Na avaliação da maioria, os três agregam menos do que se esperava por fatores que tem explicação. No caso de Vicente Palmiro (MDB), já disse aqui que ele e Francis tem o mesmo eleitor. No caso de Luiz Landim (UB), ele não fez pré-campanha para vice-prefeito. Com relação a James Cabral (PT), ele seria naturalmente o vice que mais transferiria votos, mas não ao lado de bolsonaistas. A explicação é simples, dos três pré-candidatos a vice, o único que já disputou a prefeitura de Cáceres e teve mais de 5 mil votos, é James.
 
Vice de Eliene
 
Toda a celeuma criada em torno do candidato a vice da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), foi o plano perfeito para manter a unidade da base. Porém, é preciso reafirmar que a vice faz parte de um acordo firmado entre a prefeita, o presidente do PSB, Maxi Russi e governador Mauro Mendes (UB). Este acordo também foi comunicado ao deputado Valmir Moretto (Republicano). A ida de Landim para o UB e o consequente fortalecimento do partido com aliados da prefeita é parte o projeto para eleger o vice Otaviano Pivetta (Republicanos), governador e, Mauro Mendes, senador, em 2026. Iludir Taisir, foi uma grande sacanagem do Republicanos.
 
Os cara de pau
 
Nas rodas políticas de Cáceres, a união da Frente Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV), com o PP e o PSD já ganhou um apelido. ‘Os cara de pau’. No partido do ‘Cara de pau do ano’, uma debanda de pré-candidatos a vereador pode levar o PSD a não eleger nenhum. Jussara Enfermeira já desistiu e saiu atirando. Disse que não cumpriram com ela e o que se vê é que a prioridade de Irajá Lacerda e seus babões é o vereador Marcos Ribeiro. Por falar em ‘cara de pau do ano’, está feio ver a divisão da família Lacerda na campanha deste ano em Cáceres. Vaidosos e disputando a herança política da família, Marcinho e Irajá Lacerda estão cada vez mais distante um do outro, porém o que me chamou a atenção é que até o pai de Marcinho, Marcio Lacerda demonstra preferência por Irajá.
 
Apoios
 
Na eleição deste ano em Cáceres, os candidatos a prefeito vão contar essencial com apoio de lideranças dos seus partidos. Francis Maris, por exemplo, já até gravou com Bolsonaro. Deve gravar ainda com os deputados federais bolsonaristas e alguns deputados estaduais da mesma sigla. Como Lula não pede voto para candidatos que não sejam da Frente Brasil da Esperança, Sergio Arruda vai ter que se contentar com apoio do senador Ministro Carlos Favaro (PSD) e outras lideranças de menor expressão no Estado. Já a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), poderá contar com o apoio do vice-presidente da República, Geraldo Alkmin, da bancada federal de Mato Grosso do União Brasil, da bancada estadual do UB e Republicanos além, do vice-governador Otaviano Pivetta e do governador Mauro Mendes.
 
Câmara
 
E se analisarmos o posicionamento dos atuais vereadores de Cáceres, veremos que a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB) terá o apoio da maioria esmagadora, nove. Estão no seu arco de aliança, Lacerda do Aki, Rubens Macedo, Isaias Bezerra, Celso Silva, Manga Rosa, Domingos dos Santos, Valdeníria Dutra Ferreira e Franco Valério. Leandro do Santos também apoiará a prefeita. Sergio Arruda terá em seus ‘santinhos’ os vereadores Cezare Pastorello e Mazeh Silva ambos do PT, e Marcos Ribeiro (PSD). Já Francis (PL) terá os apoios do vereadores Pastor Junior (PL) e Flavio Negação (MDB).
 
Lideranças
 
De acordo com levantamento da Coluna, a atual prefeita de Cáceres, também tem o apoio de ex-prefeitos e de famílias de ex-prefeitos. Os ex-prefeitos Tulio Fontes, Ricardo Henry, Aloisio de Barros e Masato Nakahara, são entusiastas da pré-campanha da prefeita. O fato de ser casada com um cacerense de família tradicional e de ter sido acolhida como uma filha adotiva da terra, faz com que ela tenha a simpatia dos nativos, de acordo com algumas fontes ouvidas pela Coluna.
 
Vereadoras
 
Neste final de semana conversei com interlocutores políticos experientes de Cáceres sobre a eleição de vereadoras mulheres este ano. A questão era sobre a manutenção do número atual, duas, ou o aumento. E mais, quem tem as maiores chances de eleição. Em relação a quantidade, uma maioria simples, concluiu que podemos ter três vereadoras. Perguntado quais seriam, a resposta foi pela lógica. As vereadoras Mazeh Silva (PT) e Valdeníria Dutra (PSB), as novatas, Elis Enfermeira (PL), Liamara Rodrigues (UB) e a suplente Andrelina Magaly (PP). Todas com experiência política, por isso aparecem como favoritas.
 
Nova legislatura
 
E com o fechamento das convenções, já deu para fazer a primeira projeção sobre a possível composição da futura Câmara de Vereadors de Cáceres. É preciso dizer que não fiz sozinho. Como de costume ouvi vários interlocutores com experiência na política da cidade. Após ouvidas as opiniões, a conclusão é de que a aliança da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), por ser a maior, deverá fazer a maioria. Um total de 7: 3 do PSB, 2 do Republicanos, 1 do União Brasil e 1 que pode ser do Podemos, PSDB ou Cidadania. Pelo levantamento, a segunda maior bancada poderá ser da aliança liderada por Sergio Arruda, com 5 vereadores: 3 do PP, 1 PSD e 1 da Frente Brasil da Esperança. As 3 vagas restantes ficaram para a aliança liderada pelo ex-prefeito Francis Maris, composta pelo PL, MDB e PRD.
 
Xerife
 
Quando uma eleição é presidida por um juiz eleitoral que conhece até os candidatos na intimidade, o nível de atuação sobe em qualidade porque ele consegue antever problemas desnecessários. Tenho visto as decisões do doutor José Eduardo Mariano negando liminares a partidos de forma genérica. Já com o gosto pelo Direito sacramentado, conclui que ele não quer gerar demandas desnecessárias, especialmente, no período de pré-campanha. Vou citar só um caso que me fez chegar essa conclusão. A Assessoria Juridica do ex-prefeito Francis Maris (PL), que prefere gastar com advogados e não com jornalistas, antes das convenções protocolou uma ação contra mim e contra a pré-candidata a vereador Elaine Catelan, por supostamente espalhar fake sobre o ex-prefeito em grupos de whatssap. A justiça eleitoral negou a liminar e hoje Elaine é pré-candidata a vereadora pelo MDB que apoia Francis. Antes que alguém distorça o que estou escrevendo, não estou dizendo que a justiça não dará liminares durante a campanha. Não está dando na pré-campanha!
 
Recordar é viver
 
Lembra que falei aqui em várias ocasiões que os ‘boca de sapos e melosos’ iam balançar a bandeira do lulistas na campanha deste ano?  Pois é, agora aguardem que eles vão terminar a eleição cantando: ‘ole, ole, lula, lula...’

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por suricato, em 13.08.2024 às 16:54

    MDB partido de direita. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • por Juliana, em 13.08.2024 às 14:10

    Numa situação dessa em que os venezuelanos estão vivendo e alguém ainda votar em esquerdista ou é muita ignorância ou na fé mesmo. Ou seja nada é mais nocivo a sociedade que dar poder a esses petista e seus satélites de esquerda.

  • por Faraó Tutankamon, em 13.08.2024 às 12:02

    Flávio negação por incrível que pareça foi um dos vereador que mais mostrou a cara durante o mandato, direto tava em Cuiabá, em Brasília atrás de recursos, e é um vereador de direita, e podem aguardar ele será um dos mais votados no município, ele sendo do MDB que é um partido de direita. Não defeni o meu voto mais esse tem o meu respeito.

  • por joao, em 13.08.2024 às 10:25

    Duvido que esses apoios a Eliene nao vai ter que ter volta ( Tulio Fontes, Ricardo Henry, Aloisio de Barros e Masato Nakahara) Tinha que trocar todos os vereadores! Acorda povo e não votem nos candidatos PT, PC do B e PV, PP. Olha a esquerda acabando com o pais

  • por Caceres acima de tudo, em 13.08.2024 às 00:02

    PP fazer três vereadores ? Kkkkkkkk Negócio é votar em partido de direita PP debandou pra esquerda, TÔ FORA !

  • por D&G, em 12.08.2024 às 15:41

    Flavio Negação, o nome fala por si só, nem pra presidente de bairro.... sóco pranchei!

 
Sitevip Internet