Notícias / Cidade/Região

02/08/2024 - 08:31

Rotary lança projeto de empoderamento de mulheres com aulas de defesa pessoal

Por Jornal Correio Cacerense

Jornal Correio Cacerense

 (Crédito: Jornal Correio Cacerense)
Com o objetivo de empoderar mulheres em condições de vulnerabilidade, promovendo segurança, autoestima e autonomia, o Rotary Club de Cáceres lançou na noite de quarta-feira o Projeto Mulheres Empoderadas - Defesa Pessoal. A iniciativa busca oferecer ferramentas práticas e emocionais para que as participantes possam enfrentar situações de risco, reforçando sua autoconfiança e capacidade de defesa.

O evento de lançamento contou com a presença da Delegada Paula Gomes Araújo, titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cáceres, que abordou o tema da violência contra a mulher em alusão ao Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e combate à violência doméstica. Ela parabenizou o Rotary pela iniciativa e se prontificou a dar suporte com palestras e orientações, além de encaminhar mulheres para as aulas, fortalecendo a parceria com o projeto.

Destinado a mulheres a partir dos 16 anos, especialmente aquelas identificadas como vítimas ou em risco de violência doméstica, o projeto visa aumentar a autoconfiança e a autonomia das participantes, reduzir os índices de violência doméstica por meio da conscientização e empoderamento,  fortalecer as redes de apoio comunitárias, sensibilizar a comunidade sobre a importância da segurança pessoal, criar uma rede de apoio entre as participantes para promover a troca de experiências e suporte mútuo, e fornecer informações sobre recursos locais de apoio às vítimas de violência doméstica, como abrigos e serviços de aconselhamento.
Além das aulas de defesa pessoal, o projeto também contará com apoio psicológico, com orientação e acompanhamento da psicóloga e associada do Rotary, Cristina.

O presidente do Rotary Club de Cáceres, Erni Pinheiro Saravy, destacou a relevância da iniciativa: “Ao capacitar mulheres com habilidades de defesa pessoal, estamos promovendo não apenas a segurança, mas também a autoestima e a autonomia. O Programa de Empoderamento de Meninas, pensado no ano rotário 2021-22 pelo Rotary International, reforça nosso compromisso global com a igualdade de gênero e a proteção das mulheres. Esperamos que esta iniciativa inspire outras comunidades e fortaleça os laços de apoio e solidariedade entre todas as participantes.”

Monique, associada idealizadora e professora do projeto, enfatizou a urgência e importância da ação: “O Projeto Mulheres Empoderadas - Defesa Pessoal é uma resposta às necessidades urgentes da nossa comunidade, buscando criar um ambiente mais seguro e solidário para as mulheres. Com aulas de defesa pessoal, o projeto oferece habilidades práticas e promove uma maior conscientização sobre a importância da segurança pessoal e do apoio comunitário.”

O Rotary Club de Cáceres espera que este projeto cause um impacto significativo na vida das participantes e da comunidade, promovendo um ambiente mais seguro e solidário para todas as mulheres.
 

Reunião de lançamento com a presença da Delegada Paula Gomes de Araújo (Foto: JCC)


Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por MOSSUETO, em 02.08.2024 às 10:44

    Parabéns ao Rotary pela linda iniciativa, as participantes vão sentir logo, logo os benefícios que esta iniciativa vai trazer para elas em todos os sentidos, pois não se faz defesa pessoal sem educação física, e isto vai trazer a elas, mais disposição, confiança em si mesma, mais coragem para enfrentaras dificuldades da vida, mais beleza. enfim, tudo irá melhorar na vida das participantes.

 
Sitevip Internet