Será apresentado nesta sexta-feira (02.08) o Relatório e Diagnóstico de Viabilidade da Estrada e Aduana que ligará Vila Bela da Santíssima Trindade, em Mato Grosso, a San Ignacio de Velasco, na Bolívia. A apresentação acontecerá na Câmara Municipal de Vila Bela, com organização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e parceiros.
O evento tem como objetivo apresentar as oportunidades e perspectivas geradas pela construção da estrada e aduana entre a cidade mato-grossense e a boliviana. O trecho inicial da obra compreenderá cerca de 150 quilômetros da MT-199 entre Vila Bela e a fronteira (foto do topo), passando pela localidade de Santa Clara, com execução pelo governo federal e apoio do governo do Estado.
O presidente da Administradora da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres (AZPEC), Adilson Domingos dos Reis, estará presente no evento a convite do Sebrae. Adilson considera fundamental as conexões do Brasil com os países vizinhos a oeste do continente – no caso a Bolívia.
Ele considera que a conexão com San Ignacio de Velasco representará um passo importante para a ligação com portos do Pacífico, como os chilenos Arica e Iquique. “Teremos trocas de conhecimentos e experiências, com criação de parcerias comerciais e tudo isso vai impulsionar o crescimento e a competitividade das empresas de Mato Grosso, visando o mercado global”, disse.
Engenheiro civil de formação, Adilson Reis também integra a Agenda Regional Oeste (ARO), organização de natureza privada com escritórios em Cáceres e Tangará da Serra destinada a acompanhar as obras de integração logística e de desenvolvimento socioeconômico da macrorregião Oeste-Sudoeste de Mato Grosso.
Ele vê como fundamental a instalação de uma aduana na fronteira com a Bolívia. “Com uma agência aduaneira de fronteira vamos preencher um vazio que existe na região, viabilizando a integração entre os dois países”, observou, lembrando de outra ligação com o território boliviano, que é a ligação Cáceres San Mathias, via BR-070.
Para Adilson, a inciativa da conexão com os países a oeste impactará no desenvolvimento regional, impulsionando o comércio internacional, beneficiando o agronegócio (reduzirá os custos dos fertilizantes vindos do território boliviano), o turismo e a integração entre os dois países. “Não estaremos mais de costas para os nossos vizinhos e avançaremos em direção a portos no Oceano Pacífico, como Arica e Iquique, no Chile, e Ilo, no Peru, o que favorecerá a economia da nossa região, trazendo mais para perto grandes mercados consumidores, como a Ásia”, considerou.
Contato
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelos interessados com a Gerente Regional do Sebrae em Cáceres, Elisabeth Schmidt, pelos telefones (65) 3211-6700 e (65) 99756-9455, ou, ainda, através do e-mail elisabeth.schmidt@mt.sebrae.com.br.