O grupo de Urban Sketchrs de Cáceres comemora nesse dia 7 de julho um ano de atividades, nascido em 2023, durante o FIP com apoio do Urban Sketchrs de Cuiabá e a Artemat realizando na praça Barão o 1º encontro aqui na cidade. A participação é totalmente gratuita e aberta a todos que gostem de desenhar e cada um pode usar a técnica de sua preferência, lápis, canetas, marcadores, guache, giz ou aquarela, entre outros, basta levar seu material de arte favorito.
O encontro será realizado no dia 7 de julho entre 15:30 ás 17:30, sendo a frente da catedral o ponto do encontro. Ao fim do encontro, fazemos a foto oficial, onde por tradição, todos apontam seus desenhos para a câmera como forma de criar um elemento identificador do grupo em uma foto coletiva. Em seguida, todos deitam no chão os desenhos realizados, improvisando o que passamos informalmente a chamar de “exposiCHÃO”. Um momento único de troca de experiências.
Urban Sketchers, o que é?
O Urban Sketchers é um movimento mundial, criado em 2007 pelo artista visual espanhol, Gabriel Campanario. O movimento iniciou após o artista se mudar para os Estados Unidos, na cidade de Seattle, onde reside até hoje. Novo morador de uma cidade ainda desconhecida por ele, Gabriel começou a desenhar pontos da metrópole e compartilhar em um blog criado por ele, chamado “The Urban sketchers”.
Rapidamente, esse movimento espalhou-se pela Europa, nascendo o então movimento que atualmente se espalhou pelo mundo todo. São mais de 400 grupos em 73 países. No Brasil, atualmente, o movimento conta com cerca de 50 grupos espalhado pelo país.
O movimento se resume aos grupos se reunirem para realizar o registro em desenho de um ponto de uma cidade, um monumento, uma paisagem etc. A única regra que os grupos possuem é que o registro precisa, obrigatoriamente, ser realizado in loco. Por ser uma atividade de observação, não pode utilizar do recurso da foto, por exemplo.
Acreditamos que a prática do desenho em grupo, tornando uma boa prática e treino dos traços, o movimento tornar possível fazer novas amizade que se forma ao conhecer novas pessoas do grupo, por ser um ambiente democrático e sem burocracias, acabam reunindo diferentes tipos de pessoas, desde profissionais na área do desenho, estudantes de arte, a crianças e apaixonados por desenho etc.
O movimento também proporciona o conhecer a cidade e a preservação do patrimônio histórico. Ficamos sentados por 2 horas e realmente observamos o local com profundidade e o que nos leva a criar um vínculo muito maior com a cidade e a conhecendo de uma maneira mais profunda e não passando por ela como a gente faz normalmente.