Notícias / Cultura

19/06/2024 - 10:43 | Atualizado em 19/06/2024 - 10:45

​Companhia de teatro Negro de Cáceres recebe vários prêmio no 15º Festival de Artes Cênicas de Sorriso

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A Eromi – Cia Negra de Teatro, de Cáceres, Mato Grosso,  recebeu diversos prêmios no 15º FACES -  Festival de Artes Cênicas de Sorriso  neste último Sábado (15). Concorrendo com mais de 40 espetáculos, divididos nas Categorias infantil, Juvenil e Adulto. 

  A companhia levou o prêmio principal no valor de 3 mil reais como “Melhor peça”, para a peça teatral “Ponto a Ponto”, conquistando também as categorias “Melhor Cenário” para cenografia desenvolvida por Ludymilla Landes, “Melhor Atriz”, pela performance de Mariana Silva e “Ator revelação” para o ator Felipe Paiva. 

Segundo Felipe Paiva: 

“A experiência vivida durante o festival foi extremamente engrandecedora, receber reconhecimento por um trabalho artístico nos impulsiona a querer fazer cada vez mais. Todos nós da companhia ficamos extremamente felizes por ter nosso trabalho entre os destaques do festival, ainda mais com uma peça que possuí uma temática tão importante e necessária a ser discutida em todo nosso território nacional, e especialmente no Mato Grosso.  

Isso nos mostra que estamos no caminho certo e nos encoraja a nos engajar ainda mais em utilizar a linguagem teatral como forma de transformação social.” 

A peça premiada intitulada "Ponto a ponto" trata-se de uma adaptação do texto Buraquinhos ou vento é inimigo do picumã, de Jhonny Salaberg, ao denunciar o genocídio da população negra e periférica, a demonstrar que essa é uma experiência coletiva, tragicamente protagonizada por indivíduos pobres e negros em uma sociedade que tenta forçar uma falsa homogeneidade racial mas que, seleciona a dedo os alvos que devem seguir em fuga constante pela própria sobrevivência. 
 
A ficha técnica do trabalho conta com a assinatura dos atores, Felipe Paiva, Mariana Silva e Any Lemes, cenografia de Ludymilla Landes, produção cultural e iluminação de Iram Almeida e Luis Felipe Kawakami e direção coletiva.  

O 15º FACES - Festival de Artes Cênicas de Sorriso  2024. Foi realizado de 9 a 15 de junho, com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Esporte e Lazer – SECEL, via Edital de Seleção Pública n° 03/2022/SECEL - Viver Cultura, e da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude (Semcultj) e da organização da Associação Cultural Ribalta Sorrisense. Nesse ano, o festival obteve um recorde de inscrições com 48 peças teatrais.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet