O Republicanos liderado pelo deputado estadual Valmir Moretto está fazendo de tudo para não perder a vice em uma futura chapa a reeleição da prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB). Preocupado com seu futuro político e de sua base em Cáceres, ele buscou apoio do presidente do PSB, deputado estadual Maxi Russi para convencer o governador Mauro Mendes (União Brasil) a desistir da ideia de indicar um vice do seu partido. Eu particularmente acho difícil isso acontecer, porque Mauro quer tem mandato na maioria das prefeituras e câmaras já que ele é pré-candidato a senador em 2026. Mas, vejo uma saída para o Republicanos que é manter o vice-prefeito Odenilson Silva. A escolha do vice em um eventual projeto de reeleição da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), também é crucial para sua carreira política. Se vier a concorrer a deputada estadual no futuro, precisará ter um vice leal que mantenha seu grupo político na gestão. Diante deste cenário, na minha opinião, de todos os nomes ventilados no arco de aliança da atual prefeita, para o cargo de vice, o que menos oferece risco de dar uma ‘facada nas costas’ da prefeita, é o do presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Landim do União Brasil.
Terceira via
Andei conversando com vários interlocutores políticos de Cáceres sobre o cenário de pré-candidaturas a prefeito colocadas até o momento. Perguntei a todos quem seria de fato a terceira via na disputa de outubro deste ano. A maioria apontou Vicente Palmiro do MDB e justificaram. Sem passado político, família tradicional, condições de sustentar uma campanha e por ter o apoio pessoal da deputada estadual Janaina Riva, pré-candidata a vice-governadora e a senadora em 2026. Para as fontes ouvidas pela Coluna, Palmiro é o único que tem facilidade para agregar o apoio do ex-prefeito Francis Maris (PL) e de professor Leandro dos Santos (PSD), que assim como ele, tem grupos políticos pequenos.
Plano B
Fonte próxima ao PT, garante que a Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PC do B e PV, já tem um plano B para o caso de James Cabral, recuar da pré-candidatura a prefeito. O nome ventilado é do presidente do PT cacerense, Rafael Costa. Esse estratégia visaria dar suporte as chapas de vereador.
FIPe
Imagino que deve ser por falta de recursos que a grande de shows do Festival de Pesca de Cáceres deste ano está fraquinha em relações a edições anteriores. Particularmente, acho que isso já deixou de ser um atrativo do evento, que está consolidado. O importante é usá-lo para promover a geração de renda com a movimentação dos 52 elos da cadeia do turismo. Infelizmente, o evento precisará mudar de data novamente no futuro. As estiagens severa estão começando em maio, o que deixa o rio e o ambiente feio para o evento. Vocês poderão atestar o que estou falando entre os dias 2 e 7 de julho quando ocorrerão as competições de pesca.
Sem comparação
Contra números não há argumentos, enquanto o ex-prefeito Francis Maris (PL), passou 8 anos aumentando impostos, perseguindo servidores e investindo em obras megalômanas como o parque de geração de energia solar, em menos de 4 anos, a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), entrou para história de Cáceres ao se transformar em uma das maiores tocadoras de obras, com destaque para a pavimentação de mais de 70 ruas. Outro dia acompanhei um debate no grupo do Jornal Oeste no watsapp em que foram apresentados números e dados das duas gestões, e de fato não há como comparar. Acho que isso chegou aos ouvidos do ex-prefeito que sem ter o que mostrar está procurando coisas para criticar a sua ex-vice prefeita. Fez um vídeo ridículo lembrando da iluminação da fachada da Catedral, que para mim, ficou feia em relação ao que era feito nas gestões anteriores.
Cara de pau do ano
O ‘cara de pau do ano’ está promovendo um evento com ministro esta semana em Cáceres. Já até imagino a terceira divisão da política da cidade como estará no evento. Vamos ver se os insatisfeitos com a contratação de Calala e suas crias, vão ter coragem de peitar o filho de Zezinho e também pedir um por mês do bebezão.
Dinheiro fácil
O marqueteiro Antero de Barros vai ganhar dinheiro fácil nesta eleição em Cáceres. Não irá precisar ensinar o cliente dele a bater atual gestão e no ex-prefeito Francis (PL), o ‘botox’ já vem fazendo isso. O problema ai é que ele fez parte da atual gestão como secretário de Saúde e investiu dinheiro na eleição da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB). Como se vê, para todo veneno, na maioria das vezes, tem um antidoto. Que comece a campanha.