Entre os dias 20 de julho a 5 de agosto, deverão ser realizadas as convenções para a escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereadores para concorrem na eleição deste ano. Depois de analisar criteriosamente todas as pré-candidaturas postas em Cáceres,
EU aposto que apenas três vão as urnas. As da prefeita Eliene Liberato Dias (PBS), do Véio da Lancha e de Sérgio Arruda (PP). O curioso é que se isso se consolidar vai matar no mínimo cinco vereadores que vão a reeleição. São eles: Mazeh Silva e Cezare Pastorello (PT), Marcos Ribeiro e professor Leandro dos Santos (PSD) e Flávio Negação (MDB). As apostas são para saber para aonde vai o apoio do PSD, MDB e da Federação (PT, PC do B e PV). Acredito que a maioria fique com a prefeita Eliene, e o restante vai a leilão entre Sergio Arruda (PP) e o Véio da Lancha. Uma coisa eu tenho absoluta certeza, a Federação não vai com o Véio da Lancha nunca.
Eliene, Francis e Sérgio vão disputar a prefeitura de Cáceres este ano
Vice
A vinda da primeira dama, Virginia Mendes a Cáceres, na semana passada, não foi aleatória. Ela veio fazer política em nome do esposo. Reforçou o apoio do governador Mauro Mendes e do UB a pré-candidatura da prefeita Eliene Liberato Dias e referendou o nome do presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Landim como pré-candidato a vice-prefeito pelo UB. A turma do Moretto deve seguir o mesmo rumo do deputado e parar de ‘bater na bruaca, porque não assusta mais o boi’. Para quem não sabe, na eleição anterior trabalhamos para que Landim fosse o candidato a vice da prefeita Eliene. Mas, por conta da demora do PV em manifestar apoio a Eliene, ele acabou perdendo a vaga para o deputado estadual Walmir Moretto que a deu a Odenilson Silva com a promessa de ajudar financeiramente na campanha, já que ele nunca havia disputado uma eleição. Quatro anos depois, vejo Landim preparado para ser o vice de Eliene. Tem musculatura política e capacidade para ajudar a levantar os recursos necessários para custear a campanha. E tem outro fator importante a seu favor, tem a simpatia dos vereadores do PSB e dos secretários e coordenadores da prefeitura de Cáceres. Sabe fazer política em grupo, por isso é a bola da vez.
PV com Eliene
O presidente estadual do PV, Aloisio Leite, deu aval ao vice-presidente do PV de Cáceres, Fransergio Piovesan para que o partido apoie a pré-candidatura da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB). A decisão compromete diretamente a eleição de vereadores na Federação que ficaria composta apenas pelo PT e o PC do B. Outro agravante e o recuo de James Cabral da pré-candidatura a prefeito para ajudar o irmão Ludio na disputa da prefeitura de Cuiabá.
Mal assessorado
Depois de tentar barrar na justiça os mutirões da prefeitura de Cáceres, a assessoria jurídica do pré-candidato a prefeito Sergio Arruda (PP), partiu para cima do ex-prefeito Francis Maris (PL). Acusaram ele de estar fazendo propaganda antecipada em entrevistas que têm concedido a imprensa. O juiz da 6ª Zona Eleitoral, José Eduardo Mariano, julgou improcedente a denúncia em decisão da última segunda-feira (27.05). Se for essa a estratégia de marketing para campanha, vai levar uma ‘peia’ ainda maior.
Canoa furada
O PSD de Cáceres poderá ter uma debandada de pré-candidatos a vereador e complicar ainda mais a situação do vereador Marcos Ribeiro. Mesmo filiados, uma boa parte deles já são vistos em reuniões do pré-candidato Sérgio Arruda (PP). Isso reforça ainda mais a tese de que o PSD não terá candidato a prefeito e precisará aderir ao projeto da Federação formada pelo PT, PC do B e PV.
Exemplo
Cáceres, ajudou a eleger a maioria dos deputado federais de Mato Grosso. Na Câmara de Vereadores, a maioria dos parlamentares foram cabos eleitorais remunerados dos eleitos. Passados mais de um ano de mandato, a maioria esmagadora dos vereadores cacerense não veio a público anunciar que conseguiu alguma emenda de Brasília. A exceção é de Mazeh Silva (PT), que conseguiu emendas com a ex-deputada federal Rosa Neide. Porém, um exemplo da semana passada prova que não precisa ter mandato para conseguir uma emenda federal. O instrutor de Auto Escola, José Pereira, apoiou a candidatura da suplente Gisela Simona (UB), e na semana passada recebeu um comunicado da deputada federal, afirmando que destinou uma emenda de R$ 600 mil para a Saúde de Cáceres.
Zé Pereira