O favoritismo da prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB) para vencer a eleição deste ano, destacado no final de semana pelo portal RDNEWS, pode provocar uma briga histórica pela vaga de vice. Isto porque se vencer, a prefeita tem grandes possibilidades de renunciar em 2026, para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. Como já havia citado em colunas anteriores, o Republicanos do vice prefeito Odenilson Silva, tenta segurar a vaga ameaçando até, lançar candidatura a prefeito com ex-reitor da Unemat, Taisir Karim. Na minha avaliação, a única forma do Republicanos não perder a vice é se o ex-deputado federal doutor Leonardo fizer dobradinha com a prefeita. Se isso não ocorrer a vaga de vice vai para o União Brasil do governador Mauro Mendes. O partido inclusive usou este argumento para filiar o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Landim, que pode virar o candidato a vice. Na eleição passada, por pouco Landim não virou vice de Eliene.
Também querem a vice
Depois da Federação Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV) acenar com a possibilidade de compor com a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), trazendo consigo o PSD do senador Carlos Favaro, no final de semana foi a vez do MDB do pré-candidato a prefeito Vicente Palmiro flertar com a gestão, também de olho na vice. Na minha avaliação, se a prefeita souber jogar com a vice, ela poderá ter em seu palanque, James Cabral (PT), Vicente Palmiro (MDB), Sergio Arruda (PP) e professor Leandro dos Santos (PSD). A explicação é simples, diante de uma eminente derrota na disputa da prefeitura, a melhor estratégia é negociar com quem tem chances de vitória e participar da gestão.
Esperança
A Federação Brasil da Esperança, composta pelos partidos PT-PCdoB-PV fez uma bonita reunião de pré-candidatos na última sexta-feira, 3, em Cáceres. O PT tem uma coisa que nenhum partido tem, militância histórica e disposta a ir para rua. Junto como PCdoB, já estão firmes na pré-campanha de James Cabral e dos vereadores. O PV, ainda morno, porque faz parte da gestão Eliene. É preciso lembrar uma coisa. O PT, maior partido da federação, não brinca. Se tiver que sair candidato, sai na condição que estiver, e nunca esteve tão bom para os petistas. Vão dar trabalho.
Animado
O pré-candidato a prefeito de Cáceres pelo PP, Sérgio Arruda, reúne hoje a noite, 6, no Hotel Aki, os seus pré-candidatos a vereador. Do evento devem participar também os pré-candidatos a vereador do PSDB, Cidadania, PDT e AGIR, que estão apoiando Sérgio Arruda. Esse bloco, se tiver apoio financeiro, pode dar a Sérgio no mínimo 5 mil votos.
Canhão
Na semana passada a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB) e o deputado federal doutor Leonardo (Republicanos), percorreram os bairros da cidade que terão 71 ruas pavimentadas. Com ajuda de Leonardo, que destinou o recurso, do governo do Estado, que mandou o dinheiro para pavimentar a Rua da Membeca e com recursos próprios, Eliene já entrou para a história de Cáceres, como o prefeito que mais ruas pavimentará. Ainda tem muito a fazer, mais o asfaltamento vai mudar a cara da cidade. Tirar as pessoas da lama e da poeira, também é prioridade da atual gestão. Melhora a qualidade de vida e valoriza os imóveis.
Prova
Quem assistiu um vídeo recente com depoimentos dos moradores da Rua da Membeca, pode atestar o que escrevia acima. O depoimento de Zé Bento Bianchini, tinha sido antecipado a mim no Festival de Pesca do ano passado. Eleitor do ex-prefeito Francis Maris (PL), me disse que não votará mais no empresário para prefeito. Falou que Francis prometeu asfaltar a Membeca, passou oito anos na prefeitura e não fez. Segundo ele, Eliene não prometeu e está fazendo. A Membeca, que passa por seis bairros e corta a cidade, deve virar um importante corredor comercial. A sua pavimentação vai beneficiar diretamente mais de dez mil pessoas.