Notícias / Cultura

12/04/2024 - 17:01

Alunos do curso superior em teatro de Cáceres são selecionados em festival nacional de cenas negras

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Os alunos do curso superior em teatro de Cáceres foram selecionados, por meio de rigorosa curadoria, para apresentaçãode espetáculo no Festival de Cenas Negras Rainha Terê, que ocorre nos dias 19, 20 e 21 de Abril na cidade de Rondonópolis - Mato Grosso.

O festival conta  com mais de 20 atrações selecionadas entre oficinas e espetáculos e contempla grupos de teatro locais, regionais e nacionais. O evento com iniciativa do Coletivo Gestação, de Rondonópolis-MT, acontece com fomento do edital Viver Cultura da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) Mato Grosso.
De acordo com Felipe Paiva "A temática do festival é de extrema relevância para a valorização dos artista negros e pardos do estado de Mato Grosso, oportunizando não apenas o contato entre artistas de nosso estados, mas também, da cena nacional, sendo amplo espaço para desenvolvimento de estudos, ainda mais na condição de representantes da UNEMAT".

A peça desenvolvida pelos alunos intitulada "Ponto a ponto" trata-se de uma adaptação do texto Buraquinhos ou vento é inimigo do picumã, de Jhonny Salaberg, ao denunciar o genocídio da população negra e periférica, a demonstrar que essa é uma experiência coletiva, tragicamente protagonizada por indivíduos pobres e negros em uma sociedade que tenta forçar uma falsa homogeneidade racial mas que, seleciona a dedo os alvos que devem seguir em fuga constante pela própria sobrevivência.

A ficha técnica do trabalho conta com a assinatura dos atores, Felipe Paiva, Mariana Silva e Any Lemes, cenografia de Ludymilla Landes, produção cultural de Iram Almeida, iluminação de Luciano Paullo e direção coletiva.

O festival ocorre nos dias 19, 20 e 21 de Abril, em diferentes espaços da cidade de Rondonópolis de forma gratuita para toda a população.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet