Dengue, chikungunya, zika: 6 municípios da região Oeste de MT estão em alerta, outros 53 municípios são de outras regiões de MT. Os municípios da região Oeste são: Araputanga, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Reserva do Cabaçal, São José dos Quatro Marcos e Rio Branco.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, outros 39 municípios estão com índices considerados de risco. O estado teve 9.227 casos de dengue notificados nas nove primeiras semanas de 2024.
Mato Grosso tem 59 municípios em situação de alerta para infestação de dengue, chikungunya, zika e febre amarela, e outros 39 com índices considerados de risco, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).
O levantamento foi realizado em 129 municípios, por amostragem da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, seguindo as Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue.
O informe epidemiológico da SES mostrou que,
referente as primeiras nove semanas deste ano, o estado teve:
- Casos notificados: 9.227
- Casos prováveis: 7.098
- Casos confirmados: 5.279
- mortes: 4
Em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá , a prefeitura decretou estado de emergência, no dia 7 de fevereiro, após uma epidemia de dengue e chikungunya na cidade, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
Por G1 MT COM ADAPTAÇÃO QUATRO MARCOS NOTICIA