Notícias / Direto da Fonte

22/01/2024 - 13:07 | Atualizado em 22/01/2024 - 13:30

Fritado

Por Da Redação

Na semana passada, o ex-deputado doutor Leonardo (Republicanos), pré-candidato a prefeito de Cáceres na eleição deste ano, viu suas chances de concorrer novamente a chefia do município, diminuir drasticamente. Isso porque o seu partido, que está na gestão da atual prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), com o vice-prefeito Odenilson Silva e com indicações do deputado estadual Valmir Moretto, sinalizou claramente que quer continuar com a vice e com a gestão. Inclusive emplacou o advogado Mauro Lemes da Silva Júnior como Assessor Especial de Gabinete. Leonardo que já suspeitava disso e já trabalhava com um plano B, que seria ir para o UB para ser o candidato do governador Mauro Mendes, também viu esta pretensão naufragar com a declaração do deputado estadual Dilmar Dal Bosco de que o UB, não lançará candidato em Cáceres pois apoiará a reeleição da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB). Mas, Leonardo ainda tem chances de virar prefeito. Basta aceitar ser vice em um projeto de reeleição de Eliene. A chapa ficaria imbatível e a disputa ficaria barata para Leonardo. Se topar, terá um ano para governar e concorrer a prefeito com a máquina na mão. Isso porque, reeleita, Eliene poderá concorrer a deputada estadual em 2026.  Em pesquisas para ‘consumo interno’, entre Eliene, Francis e Leonardo, o ex-deputado é o que tem a menor rejeição.
 
Afunilando
 
Ainda sobre as eleições, o barco do médico Vicente Palmiro já está fazendo água. Pecuaristas e outros donos da cidade estão vendo que se dividirem os votos, perdem. Alguns que eram Palmiro desde criancinha já voltaram atrás e vão ficar com o ex-prefeito Francis Maris (PSDB). Esse pessoal é pragmático. Francis pode não ser o melhor, mas é o que pode colocar a direita de volta na cadeira de prefeito. Para tentar turbinar a sua pré-candidatura, Francis está negociando uma vaga na Assembleia Legislativa. Ele quer assumir em março.
 
Via alternativa
 
O PT nunca esteve em uma posição tão boa em Cáceres. Além da presidência da República, que está indo bem com os programas sociais, ainda tem o cenário de composições do governo, que coloca PSD, MDB, PSB e até o Republicanos no rol de possíveis coligados na chapa majoritária. Diante da inércia do grupo da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB) em abraçar a federação, eu estou apostando que a dobradinha será PT e PSD, com os nomes do vereador Cézare Pastorello (PT) e do contador Enézio Mariano (PSD). Seria a chapa mais técnica a disputar as eleições em outubro.
 
Prefeitos
 
A nove meses da eleição municipal, Cáceres caminha para ter três chapas concorrendo. A da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), a da federação com o vereador Cézare Pastorello (PT) e do ex-prefeito Francis Maris (PSDB) que sonha em ter a ex-presidente do Sindicato Rural, Ida Beatriz, como sua candidata a vice.
 
Recomposição
 
A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB) está fazendo seu dever de casa, pagando fornecedores e prestadores de serviços e concedeu o esperado RGA (Reajuste Geral Anual) para os servidores. O percentual de 3,71%, medido pelo INPC, já entra na folha de janeiro. É um impacto de quase meio milhão de reais a mais circulando no comércio de Cáceres. Na Câmara Municipal, o reajuste ainda foi um pouco mais, 4,71%, para os servidores, mas não para os vereadores. O 1% a mais dado aos servidores da Câmara, foi uma decisão de Mesa Diretora liderada pelo vereador Luiz Landim (PV).
 
Vereadores
 
Na disputa para vereador em Cáceres, tem chamado a atenção dois fatos. O primeiro é a dificuldade que a maioria dos partidos estão tendo para encontrar candidatas mulheres. Há muito tempo venho chamando a atenção para isso aqui na Coluna. Inclusive citei alguns bons nomes como o da pescadora cacerense Ivana Fanaia e da ex-secretária de Educação, Liamara Rodrigues. O outro, é o grande número de ex-vereadores que querem retornar à Câmara. Cabo Nilson, Cabo Pinheiro, Marcinho Lacerda e o médico Félix Alvares, são alguns exemplos.

Comentários

inserir comentário
13 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Juca Bala, em 23.01.2024 às 13:28

    Joana respeito sua opinião mas a maioria dos Políticos infelizmente não estão lá por vontade do povo e sim por coligação e legenda dos partidos pois deveria ser principalmente para vereadores os 15 mais votados em Cáceres e se assim fosse uns 4 vereadores não estaria na Câmara hj. Ou estou errado ? O político sempre cm artimanhas para se elegerem ou elegerem seus candidatos. A política no Brasil é a maior vergonha, colocam quem eles querem para poder fazer o que querem e a população que se lasque.

  • por Estamos de Olho 13, em 23.01.2024 às 08:43

    Vôôôte, que que essô! Gengiva Podre de vice da Prefeita? Esse ser não tem voto nem da sua própria familia, estes dias em uma reunião política na casa do dr. ouvi uma conversa nos bastidores fortíssimas de que Leonardo fará a mesma coisa que fez com Sérgio aos 45 do segundo tempo com o GEngiva Podre que não mia só late depois de uma itaipava.

  • por Joana da Silva, em 22.01.2024 às 20:45

    O pessoal pode até fazer piada nos comentários. Direitos legítimo de protestar contra tudo que está disponível de políticos no Brasil atual. Mas vou ser um ético e sereno na pergunta: Os políticos não são o representante do povo? Quem está no poder só está porque teve votos... quem é o mais errado nessa história? O eleitor ou o político que sempre são reeleitos sem nenhum serviço prestado.

  • por Estamos de olho 5, em 22.01.2024 às 20:27

    Mauro Mendes, Max e Moreto jogam no mesmo time de interesses. União Brasil caminhará com Eliene não tenho duvida. Só não vai ter chapa, pois o PSB e o Republicano não fecharam ainda e ainda falta mulheres que não tem sinônimos de laranja.

  • por Estamos de olho 4, em 22.01.2024 às 20:25

    Eu num creditu que Eliene vai ter um vice para em 2026 virar prefeito por definitivo. Afinal tá forte que tem um acordo que ela tem por que tem que entregar o cargo de vez para o vice e ser candidata a deputada estadual com sonho de ser eleita. Tô vendo Eliene largar o Max do PSB e estar na mesma chapa do Republicano do Moreto para fechar a região. Estando vendendo sonho para a amiga véia. Afinal chapa do PSB é pesada!

  • por Estamos de olho 3, em 22.01.2024 às 20:20

    Luizinho Dito Gato montou um grupo de pré-candidatos a vereadores e vai fazer uns 3 vereadores. Uma hora eu escrevo os nomes. O resto é resto só para somar votos. Celso Silva tá rindo a toa com a reeleição garantida pela artimanha da lista.

  • por Estamos de olho 2, em 22.01.2024 às 20:18

    Luizinho do dito gato tá MIANDO NO ALTO COMANDO DO REPUBLICANO e será vice da Eliene. No Detran, no Polo de Saúde e na prefeitura, tá cheio de amigos de longas datas ocupando cargos. O cara tá indicando com força de 220w!

  • por Estamos de olho 1, em 22.01.2024 às 20:15

    Leonardo tá igual empresa que faliu e os funcionários não quer nem ser indenizados, sem papo. Não tem mais grupo político e muito menos o comando do Republicano Municipal de Cáceres que está no comando do Luizinho que está construindo o partido e poderá ser indicado como vice da Eliene.

  • por Brasileiro, em 22.01.2024 às 19:44

    O PT não ganha mais eleição em Cáceres o município está dividido em três partes...o pessoal da direita, o pessoal da esquerda, e os que se iludiram com as mentiras lula e agora caíram na real kkkkkk iirrrruuuuuuu, eu aposto com quem quiser, eu tô aberto pra aposta!!! " O PT NÃO GANHA MAIS NENHUMA ELEIÇÃO AQUI EM CACERES, NENHUMA!". Para aqueles que duvidam aguardem só chegar outubro.

  • por Paulo, em 22.01.2024 às 17:52

    "A Presidência da República indo bem..." Poderiam ser um pouco mais imparcial né. Apesar de ser um quadro que reflete a opinião do do autor, e opinião não tem que ser atrelado com a verdade. Mas poderia ser pelo menos um pouco isento.

Mais comentários
 
Sitevip Internet