Notícias / Direto da Fonte

02/01/2024 - 11:25 | Atualizado em 02/01/2024 - 19:30

Faca

Por Da Redação

Na semana passada circulou nos grupos de WhatsApp de Cáceres o desdobramento de uma informação que dei com exclusividade aqui na Coluna. O único caminho para o ex-deputado federal doutor Leonardo (Republicanos), continuar na política é ir para o União Brasil e concorrer à prefeitura de Cáceres com apoio do governador Mauro Mendes caso a prefeita Eliene Liberato Dias não troque o PSB pelo UB. Na prática, Leonardo que é hoje funcionário do governador, ocupando o cargo de chefe do Escritório de Mato Grosso em Brasília, está sendo usado para ‘colocar a faca no pescoço’, da prefeita de Cáceres, para ela aderir ao grupo do governador. Quem lê a Coluna sabe que há tempos tenho dito que uma candidatura à reeleição de Eliene ficaria mais forte no UB com apoio do governador. A explicação é simples. Mauro Mendes tem boa aprovação e precisará eleger a maioria dos prefeitos para se eleger senador e manter o seu grupo no comando do Estado a partir de 2026.
 
Começou
 
A disputa da prefeitura de Cáceres em outubro deste ano deve se intensificar este mês. Quem realmente for concorrer terá que iniciar a pré-campanha com a formação de alianças. Neste sentido, entendo que se a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), quiser continuar no comando do município, terá que fazer ainda este mês uma reforma em seu secretariado para acomodar futuros aliados. Isso depende exclusivamente dela já que a maioria dos ocupantes do primeiro escalão são indicações pessoais. Tirando as pastas de Fazenda/Finanças, Saúde, Educação e Obras, consideradas a espinha dorsal da gestão, as demais podem ser negociadas em troca de apoio político. Cito como exemplo, Meio Ambiente, Agricultura, Esporte, Turismo e Cultura. O único problema é que pouquíssimos partidos em Cáceres estão estruturados com chapas prontas e competitivas para vereador. Na minha avaliação, hoje só há duas federações, o partido da prefeita (PSB), o Republicanos do vice-prefeito e o Podemos de Nilson Magalhães, prontos para concorrer a vagas na Câmara. Os bolsonaristas que agora se intitulam de Direita e o PSD do senador ministro Carlos Fávaro não têm chapa nem para fazer lanche.
 
Avisei
 
Na semana passada circulou em grupos de WhatsApp de Cáceres, uma pesquisa fajuta que mostra o vereador professor Leandro (UB), a frente do ex-candidato a prefeito pelo PT, James Cabral, em uma suposta sondagem para prefeito na eleição deste ano. Quem não entende de articulação política, não percebeu que a iniciativa só atesta o que tenho colocado aqui na Coluna. O PSD terá que apoiar o candidato a prefeito de Cáceres pelo PT, sendo James ou o vereador Cezare Pastorello. Só para lembrar, James teve mais de 5 mil votos na eleição passada, quase o mesmo número do candidato do ex-prefeito Francis Maris (PSDB). Quem pensou e executou a pesquisa, está apenas tentando garantir uma vaguinha de vice para Leandro na chapa petista. A manobra, mostra o desespero dos órfãos do ‘cara de pau do ano’, que recentemente foram se oferecer para o ‘rei da coxinha’. Ai eu pergunto. Oferecer o que? Eles não tem nem chapa de vereador. Quem conhece o ex-prefeito Francis Maris (PSDB), sabe que ele não vai ‘dar de mamar esses velhos leitões’ da política e suas crias.
 
Balançando
 
Por falar nos ‘orfãos do cara de pau do ano’, em uma atitude desesperadora, eles enfiaram a mão no bolso do bebezão para plantar em setores da mídia de Cáceres, uma nota desmentindo informações veiculadas na imprensa nacional e do Estado, dando conta que o oportunista filho de Zezinho Lacerda, que foi cabo eleitoral de Bolsonaro, estaria na eminência de ser demitido do Ministério da Agricultura. Para mim, a queda é inevitável e é uma questão de tempo.
 
Esperneio
 
A polêmica do final do ano em Cáceres ficou por conta da ‘gritaria’ de uma minoria da Câmara de Vereadores, batizada de oposição Nutella. Ficaram revoltados porque não puderam entregar milhares de cestas básicas junto com a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB) e sua equipe. É muita ingenuidade achar que a prefeita iria chamá-los para uma ato político deste porte.
 
Cotados
 
Se o grupo da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB) se mantiver no comando da prefeitura de Cáceres por mais quatros anos, vai ter que priorizar a solução para o problema da água e do saneamento. Mediante a repercussão da boa avaliação dos secretários Fransergio Piovesan (Educação), e Wesley Lopes (Infraestrutura), um ex-secretário da gestão do ex-prefeito Francis Maris (PSDB), afirmou a Coluna, que Fransergio e Wesley hoje são os nomes com condições de administrar a Autarquia Águas do Pantanal e buscar soluções para estes dois problemas crônicos.

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Abel Donato Deluqui, em 07.01.2024 às 09:18

    Acompanho a distância essa disputa para Prefeito de Cáceres e pela minha opinião deveria aparecer um candidato mais apaziguador e tentar unir os votos de centro esquerda/centro direita em prol do desenvolvimento do Município, porque se o PT ganhar o Município vai suportar muitos pelegos nas tetas, veja o que está acontecendo no cenário nacional, mais de 150 bilhões de déficit. Para mim a Eliene deve permanecer no PSB e mostrar serviços para a sua reeleição

  • por Paulo Renato, em 04.01.2024 às 13:14

    Tudo é possível em politica: depois da famosa frase . Eles querem voltar a cena do crime... e nois também cumpanheiro. Não duvido de nada! Até à turma do L muda de opinião conforme a musica: Antes , orçamento secreto e agora Emenda do relator e o dinheiro público indo para o ralo da mesma forma.

  • por joao, em 03.01.2024 às 08:51

    Acredito que vai ser Eliene x Francis o restante vai queimar cartucho atoa! Primeiro que a Eliene vai tentar reeleição tentando inaugurar tudo daqui ate metade do ano e o Francis vai queimar $$$ que os outros não tem!

  • por Leonardo, em 02.01.2024 às 23:42

    Acreditar que meia dúzia de pescador vai ditar uma eleição é piada. Kkkkk pra Eliene ir pro UB ou ter você do UB é uma boa concepção de chapa, enfraquece seu principal adversário, Francis. Pra mim tá claro que só há dois candidatos nessa eleição (acho que Dr Leonardo não irá concorrer)

  • por Letícia, em 02.01.2024 às 21:11

    Vou ter que concordar com o amigo Raul, o governador tá igual a prefeita se juntar os dois em um palanque não sobra nem cinza de tão queimado que os dois estão, um tirou o direito do podre de comer um peixinho o outro o direito de tomar banho no natal, então eu só tenho que dizer meu voto é Pastorello 100%

  • por Raul, em 02.01.2024 às 14:08

    Eliene indo pro UB vai ser caixão e vela preta. O governador pode ter boa aceitação mais também foi quem proibiu os pobres ir pescar e vai dar um calote nos pescadores da cidade. Ele pode ser bom em outro canto, aqui em Cáceres vai tomar sova.

 
Sitevip Internet