19/11/2023 - 05:45
Cacerense Guapo é destaque do SOM BRASILIS da Rádio Senado
Por Sinézio Alcântara/Expressão Notícias
Expressão Notícias
Nascido em 1951 no município de Cáceres, na fronteira do Brasil com a Bolívia, o cantor, compositor, escritor e pesquisador mato-grossense Guapo é filho de um físico e matemático com uma lavadeira ribeirinha, herdando dessa mistura o gosto que vai da música erudita a manifestações folclóricas pantaneiras, como o siriri e o cururu.
Com 18 anos, ele começou a tocar violão, além de se envolver com literatura, cinema e poesia.
Entre 1971 e 84, Guapo morou em Goiânia, Rio de Janeiro e São Paulo e, já de volta a Cuiabá, em 1985, ajudou a fundar o movimento Vanguarda Nativista, que propunha um novo canto para a música mato-grossense.
E foi a partir dessa pesquisa das raízes culturais do oeste brasileiro que surgiu o primeiro disco do artista, Pantanal…Branco e Preto, lançado em 1996.
Com quase 40 anos de estrada, Guapo conta atualmente com cinco discos gravados, sendo dois de músicas cantadas, dois instrumentais com a Orquestra do Estado de Mato Grosso e um do Festival Rua do Rasqueado, que ele ajudou a criar.
Além disso, o artista já tem diversos livros publicados, incluindo um de pesquisa da música mato-grossense e uma autobiografia.
Todos esses feitos e contribuições levaram Guapo a ser reconhecido em 2017 como Mestre da Cultura Popular de Mato Grosso pelo Ministério da Cultura.
Comentários
-
por Abel Donato Deluqui, em 21.11.2023 às 18:48
Gente da gente, que tem competencia tanto na literatura quanto na musica filho de meu ex professor Tutelino, irmão do Nenê irmão da minha amiga Yolanda, com a qual estudei no ano de 1971 no CEOM. "Que tempo bom, sds de outros tempos iguais"!, valeu Guapo, bolas pra frente!
-
por Sueli, em 20.11.2023 às 08:23
Uma pessoa que merece todo o respeito ...
Orgulho para nós de Mato Grosso...