Notícias / Educação

24/10/2023 - 08:22

Professor do IFMT Cáceres lança trabalho sobre educação ambiental dialógico-crítica em obra coletiva da editora Unemat

Por Edna Pedro

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
"A educação ambiental e o cuidado com a vida no Pantanal de Mato Grosso: reflexões teóricas" é tema de trabalho publicado pelo professor do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT em Cáceres,  Silvano Carmo de Souza, na obra  'Realidades Brasileiras: Teorias e Práticas Sociais Libertadoras", lançada, este ano de 2023, pela editora da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat.

O trabalho do professor Silvano, doutor em Ciências Ambientais, na linha de pesquisa Ambiente e Sociedade, foi realizado em conjunto com o seu orientador de doutoramento,  professor da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Amadeu José Montagnini Logarezzi, doutor em ciências físico-químicas  e com a mestranda em Educação da Unemat, professora da educação básica, Erika Patrícia Lacerda Dias Souza. O texto integra o oitavo capítulo que marca o fechamento da primeira  parte do livro com reflexões teóricas fundadas na perspectiva freireana da educação ambiental e no cuidado com a vida.

 A pesquisa, constituída com base no diálogo com pescadoras e pescadores tradicionais do Pantanal, tem como pressuposto teórico-metodológico que a educação ambiental dialógico-crítica não pode ser neutra e que deve produzir uma ação política comunitária comprometida com a transformação social.

"Correlacionamos o pensamento freireano e uma educação ambiental dialógico-crítica, vislumbrando as possibilidades de promoção do cuidado com a vida no contexto do movimento das águas do Pantanal de Mato Grosso, especialmente considerando os campos de diálogo estabelecidos com pescadoras/es tradicionais", explica os autores e a autora na introdução do trabalho.

Sobre a obra

 O livro  'Realidades Brasileiras: Teorias e Práticas Sociais Libertadoras',  organizado pelo professor da Unemat, Laudemir Luiz Zart,  doutor em Política Científica e Tecnológica, reúne 17 trabalhos  resultados  de pesquisas, formação política e cultural desenvolvidos a partir de estudos, exposições  e reflexões  durante curso de extensão universitária da Unemat/Unitrabalho, envolvendo autoras e autores de universidades públicas, movimentos sociais, sindicais, cooperativas e organizações não governamentais.

O curso denominado "Realidade Brasileira Ana Primavesi: historicidades e atualidades" foi realizado entre agosto de 2020 e março de 2021, durante a pandemia da Covid-19, por meio de web seminários que podem ser acessados pelo canal do Youtube da Unemat/Unitrabalho.

Com proposições teóricas, metodológicas e das práticas sociais sobre realidades brasileiras, a  obra é organizada em duas partes.  Na parte I "Pensamento Social, Realidades e Possibilidades Emancipatórias", o livro reúne oito trabalhos sobre o pensamento de intelectuais e reflexões conceituais na análise crítica da realidade brasileira.

Na parte II "Realidades e Práticas Sociais de Organização e Transformação", nove estudos trazem abordagens  sobre os direitos humanos, o trabalho de organização política popular, a ocupação dos espaços urbanos, o movimento feminista e a cultura do patriarcado, as mulheres camponesas e a conquista de direitos, a economia solidária e os processos de formação e de organização.

O livro está disponível em formato e-book para download gratuito no Portal da Editora Unemat pelo endereço: http://portal.unemat.br/?pg=site&i=editora&m=cadastros-de-obras&c=realidades-brasileiras-teorias-e-praticas-sociais-libertadoras . Boas leituras!

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Benedita Ivone Adorno, em 25.10.2023 às 08:23

    Parabéns Prof. Silvano, Prof. Amadeu e Prof. Erika! Silvano sua luta pela educação ambiental é uma caminhada longa e admiro sua persistência no caminho. Que vocês transformem a realidade ao nosso redor. Boa luta!

 
Sitevip Internet