Notícias / Direto da Fonte

09/10/2023 - 11:55 | Atualizado em 10/10/2023 - 22:11

Falha grave

Por Da Redação

A principal função de um secretário de Governo é desenrolar as coisas no gabinete e fazer relação institucional com a Câmara de vereadores. A prefeita de Cáceres Eliene Liberato Dias (PSB) não tem tido tato político para manter um secretário de Governo. O primeiro secretário, Cláudio Henrique, só enrolava e fazia política para si mesmo. Resultado: vereadores e até colegas secretários pediram a cabeça dele. Sem saber como lidar com a situação, pois Claudio tinha sido o tesoureiro da campanha vitoriosa, a prefeita me pediu ajuda. Sugeri oferecer a ele a pasta da sua formação acadêmica, a Secretaria de Esportes. Tomando café lá em casa, disse que preferia sair. A prefeita então teve que sacrificar um acordo com o PV e o ex-prefeito Tulio Fontes para colocar Claudio na Sematur onde se encontra. Ainda no começo da gestão, devido a reclamações de vereadores e principalmente de servidores da Assistência Social, dei uma força a prefeita para tirar Claudio da pasta e resolver o problema. Fransérgio Piovesan não durou na função porque era muito duro, principalmente com os vereadores assistencialistas. O vereador Domingos Santos (PSB), nem sabe porque assumiu, um zero à esquerda, com vírgula. Agora, a aposta é em Jeremias Pereira Leite, que politicamente sempre foi ligado aos Lacerda. Apesar de ter carisma e habilidade politica, acho difícil ele terminar o mandato de Eliene. Sou capaz até de apostar com quem quiser. O problema principal não são os nomes, é a forma política centralizadora da prefeita. Para que serve o secretário, se ele não tem autonomia? Um exemplo recente do que estou falando aconteceu com os recursos da mídia institucional previstos para este ano. De forma equivocada, ele foi canalizado para bancar o Festival de Pesca. Além de não ter mais grana para pagar as contas atrasadas, não tem para divulgar as ações programas para este ano. Pergunta se os secretários de Turismo e Governo resolveram a questão. São enfeites ganhando R$ 12 mil por mês. Falta menos de um ano para eles procurarem outro emprego.
 
Outro exemplo
 
Outra prova dessa falta de tato é que Eliene também está sem líder de governo na Câmara. Em gestões passadas, os vereadores brigavam para assumir a liderança, e falar em nome do Executivo. Pastorello foi o melhor líder de governo que já passou pela Câmara, porque domina como ninguém o regimento interno e demais legislações. Deixou a liderança quando entrou para o PT, e nunca mais Eliene conseguiu colocar ninguém no lugar. Se eu fosse o prefeito, meu líder desde o começo seria o vereador Manga Rosa (PSB). Firme, leal, de grupo, tem habilidade política, grande orador e tem bom transito na Câmara e na prefeitura. Na cidade e na zona rural, faz política24 horas por dia, sete dias na semana.
 
Cantei a bola
 
Por falar em PT, cada dia que passa o partido tem se mostrado com mais musculatura para disputar as eleições do ano que vem. O fato de ser procurado por outros partidos, para discutir a eleição, é prova disso. O dublê de ministro Irajá Lacerda caiu no colo do PT, com PSD e tudo. E ainda trouxe o primo Marcinho Lacerda com o pacote do MDB. Da forma como está, terceira via será alguma candidatura da direita. Duas vias já estão quase consolidadas.
 
Pacheco Kids
 
Com pouco investimento e muitos apoios, o cabelereiro José Carlos Pacheco conseguiu fazer uma bela festa do Dia da Criança em Cáceres, bem melhor do que a que a prefeitura de Cáceres e o Sindicato Rural fizeram no Parque de Exposições. Diferente da prefeitura e do Sindicato Rural, Pacheco divulgou maciçamente e valorizou seus apoiadores. Parabéns ‘titio’, e faz uma melhor ainda no ano que vem.
 
Lamentável
 
Beleza, fazer o FIPe, o Natal de Luz, a Festa de São Luiz, mas relegar o aniversário da cidade a um eventinho sem vergonha, é muita incompetência. Cidade polo, com o Rio Paraguai, não pode abrir mão de aproveitar todas as datas festivas para mover a economia. Cabia um festival de verão com eventos esportivos e shows na Praia do Daveron. Um passeio de canoa ou caiaque. Happy hour todos os dias na Praia do Daveron, exposições culturais contando a história da cidade. Roteiros para passeios para Piraputanga e Jacobina. Eventos nas pousadas a beira rio e por ai vai. Isso é o que dá colocar curioso para ser secretário de Turismo e Cultura. Antes que me juguem, me refiro a muitos que vi na função nestes vinte anos, não especificamente ao atual secretário.  
 
PL
 
Após digerir ‘a rasteira’ que tomou do ex-prefeito Francis da Orla (PSDB), o PL de Cáceres retomou suas articulações para participar das eleições municipais. Animado com a eleição de um monte de ‘deus, pátria e família’, para conselheiros tutelares em todo o País, inclusive em Cáceres, o presidente da legenda Ricardo Castella intensificou conversas para construir um projeto em torno do médico fazendeiro bolsonarista Vicente Palmiro. Convidou os vereadores Flavio Negação (UB) e Franco Valério (PROS) para fazerem parte da bancada do PL na Câmara de Vereadores. Também deseja a filiação do suplente de vereador do UB, Thomas Canellas Campos Lacerda.
 
Causa e efeito
 
As eleições de 2024 são pré-eleições de 2026, todos sabem disso. Cáceres está na mira e a indecisão da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB) vai custar a sua reeleição. Uma das poucas coisas com a qual Eliene pode contar é o tamanho do PSB no Estado e no governo federal. Se ela sair para o UB, como está previsto, entrega na mão do grupo do PT, que junto com o PSD de Carlos Favaro, pode buscar apoio lá de Brasília. Daí vai ser caixão e vela preta. Falta menos de um ano para as eleições. Tic Tac.
 
Pesar
 
Quero aqui registrar a nossa tristeza pelos falecimentos de dois amigos queridos em Cáceres. O Kavano, colega de comunicação, e o Lobão, mecânico, amigo e colega de pelada do Lameirão. Morreram prematuramente mas deixaram um lembrete. A vida é breve, aproveite. 

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por lucas, em 31.10.2023 às 08:45

    Thomas Canellas Campos Lacerda. Essa foi boa, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, será puxa saco esse ae? tá certo tem que aprender aonde está a fonte que não seca fácil....

  • por Sérgio de Oliveira, em 13.10.2023 às 21:28

    Meus sentimentos aos parentes e amigos do Kavano, um profissional de primeira grandeza e amigo de todas as horas. RIP Kavano!

  • por joao, em 13.10.2023 às 14:51

    Thomas Canellas Campos Lacerda! KKKKKKKKKKKKKKK

  • por lucas, em 09.10.2023 às 14:17

    Thomas Canellas Campos Lacerda, o nome ficou grande agora, quem sabe agora vai kkkkkkkkk, quem tem coragem de votar nesse sujeito? Pelo amor de Deus povo vamos tomar vergonha na cara, escolham bem antes de votar, vamos renovar, por favor...

 
Sitevip Internet