Notícias / Direto da Fonte

02/10/2023 - 11:30 | Atualizado em 02/10/2023 - 12:35

2026

Por Da Redação

No sábado, 30, no casamento da colega jornalista Rafaela Fávaro, filha do senador ministro Carlos Fávaro (PSD), um jogão para 2026 veio à tona. Por Lula (PT), Fávaro vai bancar Lúdio Cabral (PT) para prefeito de Cuiabá. Em troca, Fávaro será o candidato a governador de Lula em 2026, contra o grupo do governador Mauro Mendes (UB). Para encarar Lula e Fávaro, o UB deve lançar o senador Jayme Campos. Quem se lascou nessa engenharia política foi o presidente da Assembleia Legislativa Eduardo Botelho (UB). Se for para o PSD, será para ser candidato a vice de Lúdio, o que obviamente não vai querer. Se ficar no UB não será candidato porque o escolhido é o xodó do governador, o deputado federal Fábio Garcia. Fragilizados e sem o comando do UB, os irmãos Campos também devem fechar com Fabinho. Vocês devem estar se perguntando porque que eu abri a Coluna com essa informação. Simples. A eleição municipal vai acontecer para que essa articulação estadual se concretize. Para Fávaro virar o candidato de Lula a governador ele terá fazer e ajudar a eleger o maior número de prefeitos, vices e vereadores. Desta forma, ele não deve arriscar, nem mesmo com o seu office boy, na disputa da prefeitura de Cáceres. A tendência é ele apoiar a candidatura do petista James Cabral. Politicamente, as coisas estão conspirando para que James seja um forte concorrente. A entrada do Republicanos no governo Lula será um grande reforço na campanha petista em Mato Grosso e em Cáceres. Na legenda estão o deputado estadual Valmir Moretto, o ex-deputado federal doutor Leonardo, o vice-prefeito Odenilson Silva e o vereador Celso Silva. James também pode e deve ter o apoio do presidente da Câmara de Cáceres, Luiz Landim, que preside o PV. Se conseguir cristalizar essas alianças, o PT terá mais apoios que o ex-prefeito Francis da Orla (PSDB) e a prefeita Eliene Liberato Dias que conta apenas com os coleguinhas do PAE (Partido dos Amigos de Eliene).
 
Sobrevida
 
Incapaz de fazer, manter e sustentar uma aliança política, a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB) já fez o presidente do seu partido e padrinho político deputado estadual Maxi Russi lançar um plano B para tentar garantir um segundo mandato. Uma fonte próxima ao deputado revelou a Coluna que Maxi estaria disposto a deixar Eliene ir para o partido do governador Mauro Mendes, o UB, em troca do apoio do governador e do deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos). Um assessor de Moretto em Cáceres confirmou a informação e disse que o partido está disposto a ajudar desde que o ex-deputado federal doutor Leonardo seja o candidato a vice-prefeito.
 
Incompetência
 
Por falar em prefeita Eliene, o que eu antecipei neste espaço está se concretizando nesta semana. Nada, absolutamente nada de relevante, foi preparado para comemorar os 245 anos de Cáceres. Isso prova que fazer festa com dinheiro dos outros é fácil, e mostra a falta de capacidade da gestão em promover atividades culturais, de esporte e lazer para reverenciar a data histórica. Quando não existia emenda de deputados, na semana do aniversário da cidade tínhamos diversas atividades como corrida de ciclismo, atletismo, torneios esportivos, desfile de escolas, concursos de fanfarra e shows artísticos locais. Tudo no coreto da Praça Barão do Rio Branco e Avenida Sete de Setembro. E olha que a turma do PAE, que deveria preparar isso tudo, ganha mais de R$ 10 mil por mês. A partir de amanhã, 3, faltará um ano para essa mamata acabar.
 
Lula
 
O próximo prefeito de Cáceres vai nadar de braçada. O presidente do PT de Cáceres, Rafael Costa me mandou os investimentos que o governo Lula fará em Cáceres e eu fiquei super feliz em ver que o Programa Minha Casa Minha Vida prevê construir mil casas populares na cidade. Além de diminuir o déficit habitacional, a construção das casas gerará emprego e renda.
 
Unemat
 
A festa da panelinha de Letras que manda na Unemat há mais de vinte anos gerou uma caminhão de críticas à atual reitora da Unemat, Vera Maquea. A comemoração do aniversário de 45 anos da instituição, segundo os críticos, mais parecia uma confraternização do curso de Letras. Acompanhei o evento e preciso dizer que a maioria das críticas tem fundamento. Muita gente que contribuiu para o sucesso da Universidade, não foi lembrada. Maria Jorge da Cunha, Frei Matehus e tantos outros que ajudaram a formar a panelinha aí.
 
Deus, pátria e família
 
A maioria dos vereadores da Câmara de Cáceres quer dissociar a imagem do Manezinho da Soteco, ex-vereador e ex-presidente da casa, que é acusado de abuso sexual contra uma criança de 12 anos. No mesmo dia em que Manezinho saiu da cadeia, o presidente Landim deu férias para a esposa dele, que é assessora do vereador Isaías Bezerra, desde o dia da posse. O gabinete do vereador Isaías Bezerra (Cidadania), também fundamentalista religioso, sempre teve a presença do ex-vereador, que foi o coordenador da sua campanha e quem garantiu os votos que ele precisava para chegar ao cargo. Sem Manezinho, Isaías completaria mais uma das muitas candidaturas que já concorreu. E não é de duvidar que, mesmo com o ocorrido, os ditos conservadores digam que a menina tem culpa, ou era uma relação amorosa, e naturalizem o fato. O deputado bolsonarista Abílio Júnior já disse que é um absurdo sexo com menor de 14 anos ser crime. Sim, é assim que eles pensam.
 
Hipócritas
 
Na contramão disso, o vereador Cezare Pastorello (PT) propôs que as escolas tivessem orientação sexual para os alunos, justamente para que os alunos e alunas tenham uma relação de confiança com os professores e professoras, para poder ter segurança de fazer as denúncias de abuso. Se houvesse essa orientação sexual nas escolas, a vítima do Manezinho teria denunciado à professora na primeira mensagem que ele tivesse mandado para ela e não teria acontecido o que aconteceu. Mas, adivinhem: os vereadores reprovaram a proposta.
 
Mais escândalo
 
Outro vereador bolsonarista que está sendo acusado de importunação sexual é o Rubens Macedo (PTB). Disse a uma pessoa, no gabinete do Vereador Celso Silva, que o sujeito não ‘aguentaria’ com o órgão sexual da Assessora do Celso, que ele seria quebrado no meio com o chá de b***ta que ela daria. Obviamente, a assessora fez Boletim de ocorrência de injúria, calúnia e difamação, e tem testemunhas. Da Câmara, eu aposto que não vai ser feito nada.
 
Radicais
 
A eleição de conselheiros tutelares em Cáceres deu uma amostra do quanto a Direita de Cáceres está com sede de poder. A campanha foi pautada em cima do conservadorismo dos candidatos, falando de aborto e outras matérias que não tinham nada a ver com o trabalho de um conselheiro tutelar. Pastores e lideranças católicas colocaram como uma questão religiosa a votação. O resultado foi que nenhum candidato de fora dessas denominações foi eleito.

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Kelly Martins de Ávila, em 03.10.2023 às 15:48

    Desde a década de oitenta todos inocentes útil vivia de frases feitas para sentir se importante. Mesmo sendo um simples mane dos esquerdistas caviar . Estou escrevendo sobre fatos relativos ao ano de 1980 era tempo de presos políticos e não na era atual de políticos presos e até de x presidiário. Mas a narrativa é a mesma…. Tudo para esses militantes ignóbil é Bozo ….. Está explicado a eleição de Tirririca. Essa turma esquerdista não esqueceu nada e não aprendeu nada . Continua todos dias com os surrados livros : o que sociologia é o que é filosofia.., o mundo mudou cumpanheiro e nem os seus eleitores pobres querem continuar na socialização da miséria.

  • por Luiz Marcio, em 02.10.2023 às 21:40

    Quanto mais bate, mais a direita cresce, esquerda não tá ganhando mem pra conselheiro tutelar kkkkkkk, ainda não aprenderam, o PT já era, a próxima eleição pra prefeito e vereador vai mostrar o fiasco dos candidatos esquerdistas, Lula uma vez ladrão, sempre ladrão!!!

  • por Leonardo, em 02.10.2023 às 16:02

    Pelo jeito que a coluna vem sendo escrita nos últimos dias, o PDT está pulando ou foi jogado fora do barco da Eliene. E digo mais, já caiu nos braços do PT. Apesar de o PT ter bons nomes, não elegerá tão cedo um prefeito, pois o bolsonarismo ainda vive e viverá pra uma camada da população. A eleição estará mesmo com o Francis (Direita) e Eliene (Centro-esquerda). Deles, fico com a Eliene, que pelo menos não é bolsonarista.

  • por Funcionário Público, em 02.10.2023 às 13:21

    Caramba! O fogo amigo vermelho militante militonto está querendo mesmo fritar a prefeita atual. Não que eu ache ela um exemplo de administradora…. Longe disso mas está menos pior que o governo da picanha e cia.

 
Sitevip Internet