Notícias / Cidade/Região

31/07/2023 - 09:11 | Atualizado em 31/07/2023 - 09:24

Prefeitura de Cáceres deve sancionar lei que identifica pessoas com deficiências

Por Jornal Oeste

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
Em Cáceres o projeto de lei municipal do Cordão de Girassol foi apresentado na data de 3 de fevereiro de 2023, pelo vereador Lacerda do Aki, a Lei número 06/2023 de Cáceres-MT foi aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores no dia 12 de julho de 2023.

Uma iniciativa que servirá para abrir novas políticas públicas de inclusão social e consequentemente de saúde - afirma a advogada Débora Pacheco, que está a frente da organização de um grupo de apoio ao projeto e idealizou a PL junto ao vereador Lacerda do Aki.

O símbolo do girassol serve para identificar uma pessoa que tenha uma deficiência não visível ou doença rara. Ele serve para sinalizar a preferência de atendimento e suporte diferenciado a este público.

Doenças ou transtornos ocultos são de maior dificuldade de reconhecimento à primeira vista porque a pessoa não apresenta a deficiência física. Alguns transtornos desse tipo são: autismo, TDH (Transtorno de Déficit de Atenção), transtornos ligados à demência, Doença de Crohn, colite ulcerosa e fobias extremas, entre outras, veja:

• Autismo;
• Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);
• Demência;
• Doença de Crohn;
• Colite ulcerosa;
• Deficiência intelectual;
• Síndrome de Tourette;
• Deficiência auditiva e visual;
• Paralisia cerebral;
• Fibromialgia 
• Esclerose múltipla 
• Esclerose sistemica (Esclerodermia)
• Lúpus 
• Fobias relacionadas a voos, entre outras.

Cordão de Girassol é um projeto de lei de  iniciativa de inclusão social para deficiências ocultas - a diferença do projeto do cordão de girassol é que o mesmo tem um alcance de várias enfermidades que limitam o ser humano de forma oculta,como a fibromialgia, por exemplo, e muitas outras além das que podem ser vistas no texto.

Uma lei de inclusão social e conscientização que poderá trazer grandes conquistas para Cáceres.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Dito da Vila Irene, em 31.07.2023 às 14:57

    Precisamos dessa ação. Somos milhares de pessoas!

  • por Sfs, em 31.07.2023 às 11:48

    Como faz para ter acesso ao cordão de Girassol, tem algum ??, ou o endereço.

 
Sitevip Internet