O cenário político nacional, como sempre digo, balizará as eleições municipais do ano que vem. O senador ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), é a bola da vez. Quer ser governador com apoio do presidente Lula (PT) e para isso terá que criar uma base forte no interior, com candidatos a prefeito, vice e vereadores. Além dele próprio, os suplentes de senador Margareth Buzetti e Zezinho Lacerda é que terão que percorrer o Estado para criar o cenário para eleições de 2026.
Cisão
Essa situação vai rachar o União Brasil. O governador Mauro Mendes quer a vaga do colega Jayme Campos, e isso poderá levar o governador para outra legenda, muito provavelmente o PSB do deputado Maxi Russi. E ele vai levar muitos prefeitos com ele, enfraquecendo o União Brasil. Quem vai se dar bem nessa história é a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias que há tempos vem sendo convidada para integrar o grupo do governador.
Emenda
Na semana passada a prefeita cacerense foi a Brasília pedir socorro ao senador Jayme Campos (UB) para tentar salvar uma emenda de R$ 25 milhões do ex-deputado federal doutor Leonardo (Republicanos) para pavimentar 100 ruas da cidade. Ela retornou otimista, mas precisa ficar em cima senão o recurso vai se perder.
Celebridade
Na primeira semana de abril, Cáceres receberá a visita ilustre da Ministra dos Esportes, Ana Moser. Ela virá a cidade para a inauguração do Centro de Iniciação Esportiva na Vila Mariana. A ministra aceitou o convite da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB).
Obras
Jamais na história de Cáceres houve tantas obras prontas para serem executadas com dinheiro em conta. Com fim do período de chuvas serão vinte obras em andamento, incluindo as reformas do Estádio Geraldão, Ginásio Didi Profeta e da Praça Duque de Caxias. Estas são resultado do trabalho do ex-prefeito Túlio Fontes (PSB), enquanto esteve como deputado estadual.
Alianças
A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB) deve intensificar nos próximos dias as articulações políticas com os partidos federados. PV, PT, PC do B e até o PSD devem ganhar espaço no primeiro escalão. Vai ser nessa hora que os secretários de indicação pessoal dela vão rodar. A prefeita quer repetir e ampliar o arco de aliança que à elegeu. Foram doze partidos, incluindo o Republicanos do ex-deputado federal doutor Leonardo. O vice-prefeito Odenilson Silva chegou ao cargo pela legenda.
FIPe
Na primeira semana de abril a Prefeitura de Cáceres deve divulgar a programação do Festival de Pesca. Infelizmente, destruíram o modelo do evento criado pelo ex-prefeito Ivo Scaff. Antigamente, o FIPe era quase que todo, bancando pela iniciativa privada. Hoje, está refém do dinheiro público. Vou repetir uma coisa que escrevi há tempos aqui. Se não passar o evento para a iniciativa privada ele vai acabar.
Comédia
Me chamaram para a confraternização dos Amigos do Irajá. Até ia, mas o trem virou piada sobre o apelido que colocaram no evento. ‘Quero teta’. Kkkkkkkk. Segundo os organizadores, a ideia é fazer todo mês um ‘Quero Teta’, para manter o grupo com vistas às eleições municipais do ano que vem.
Câmara
Para quem não sabe, na segunda-feira passada foi aprovada, na Câmara de Vereadores de Cáceres, a mudança de horário das sessões. Devido à grande participação da população em questões polêmicas, como alterações do código tributário ou dos servidores públicos, a Câmara decidiu alterar o seu horário de sessões para o período matutino. Com isso, quem estiver em horário de expediente fica no trabalho, e os vereadores poderão votar tudo na tranquilidade.
Chiadeira
O que os vereadores não contavam é que, com a mudança de horário, também colocariam fim a um adicional que alguns servidores recebiam. O descontentamento dos servidores é geral. A Coluna já recebeu as reclamações e, pelo que parece, muita sujeira vai aparecer. Estamos de braços e e-mail abertos para receber todas as denúncias.