A noite de abertura da exposição coletiva de artes plásticas “Olhares Cacerenses”, realizada pela Prefeitura de Cáceres, na noite do último domingo, 16/10, no auditório Maria Sophia Leite, foi um sucesso.
A mostra de obras de arte faz parte das comemorações dos 244 anos de fundação do munícipio e revela a diversidade desta terra, do seu povo e sua história.
No vernissage os convidados puderam apreciar as obras de Ita Neuracy Pedra de Souza, Bosquê, Carlinhos Viana Costa, Eduardo Martins, Idalina Gonçalves, Iram Almeida e Sálvio Júnior.
Segundo o curador e expografista desta realização, Edson Flávio, o evento tem como objetivos, valorizar os artistas locais e incentivar as novas gerações para a produção artística. “Me senti honradíssimo com a oportunidade e digo que ações como estas servem para despertar o gosto pela arte e divulgar artistas nossos. Ao mesmo tempo que gera entretenimento, gera renda porque algumas peças estão sendo comercializadas, inclusive com vendas já na primeira noite de exposição. Participar desse processo todo é muito gratificante” avaliou o Professor Doutor Edson Flávio.
A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, salientou que a exposição é um grande desejo da gestão como ação concreta de prestigio aos artistas e ao fomento da cultura. “Estou muito feliz com o momento de celebração de nossa arte que a exposição provoca, principalmente nas comemorações do aniversário da cidade. Destaco o compromisso da gestão em valorizar os artistas locais e de outras ações como esta que serão realizadas pelo munícipio e declaro aberta esta exposição”, anunciou Eliene.
Já o secretário de Turismo e Cultura, Claudio Henrique Donatoni, ressaltou a importância de valorizar os artistas plásticos e a cultura cacerense que fazem parte do potencial turístico da cidade.
O secretário de Assuntos Estratégicos e de Educação, Fransérgio Rojas Piovesan, revelou que a ideia dessa exposição nasceu ano passado devido ao sucesso da exposição do Sebastião Mendes e avultou a importância da gestão da prefeita Eliene em dar todo apoio para esta realização. “ Reconheço o carinho com que a prefeita faz a gestão da cultura, e também quero destacar o empenho do curador Edson Flávio, na organização de cada detalhe, parabéns” enalteceu Fransérgio.
O vereador Cezare Pastorello falou que a cultura é um patrimônio tangível e que a exposição revela uma parte da riqueza da história e cultura de Cáceres.
Concluindo o artista plástico e também curador da exposição, Sálvio Júnior, agradeceu a prefeitura pela iniciativa do evento.
A exposição continua hoje (17) e vai até 22/10 no mesmo local, das 08 às 11, das 14 às 17 e das 18 às 21 horas.