Notícias / Brasil

26/03/2015 - 08:27

Aneel anuncia que conta de luz vai subir mais 6%; tarifas devem cair após cinco anos

Por Viviane Petroli

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
 A conta de energia em Mato Grosso e demais Estados deverá subir mais 6%, além dos 23,4% fixados em fevereiro. O novo incremento foi anunciado pelo diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, durante explicação dos últimos aumentos para os deputados federais da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, nesta terça-feira (24).

O novo aumento é provocado pelo empréstimo bancário de R$ 3,4 bilhões para as distribuidoras de energia, previsto para o dia 30 de março.

De acordo com a Aneel, há uma previsão de que as tarifas de energia elétrica venham a registrar queda após cinco anos. “A tarifa é majorada nesse patamar e permanece durante 54 meses”, declarou o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, para a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, conforme a Agência Câmara.

O governo federal, junto com banco privados, realizaram empréstimos para as distribuidoras de energia de R$ 17,8 bilhões aproximadamente para manter o preço da energia elétrica estável, diante o aumento do uso das termelétricas desde o final de 2014. As distribuidoras possuíam um prazo de 24 meses para quitar os empréstimos, entretanto o tempo para o pagamento foi estendido para 54 meses.

O diretor-geral da Aneel ainda declarou na audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, que o reajuste de 6% será "pouco impactante", diante os demais custos já incorporados na conta, como é o caso do aumento de R$ 3 para R$ 5,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) da bandeira tarifária vermelha.

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Fernanda, em 14.08.2015 às 15:00

    Pior não é o aumento da conta é a bandeira vermelha .Esses petralhas só pensa em roubar o povo brasileiro tudo em nome de uma causa.O esquerdismo

  • por o kara, em 26.03.2015 às 18:27

    Esse governo é uma vergonha,emprestam dinheiro para as distribuidoras pagarem daqui 54 meses,ai quem paga os custos é o pobre trabalhador que já não aguenta mais pagar impostos pra esse governo ficar desviando dinheiro na maior cara de pau,quando um pobre coitado coitado empresta dinheiro de alguma empresa,se não pagar já levam o seu nome para o SPC,agora as empresas de alto poder aquisitivo fazem o querem.

  • por cacerense, em 26.03.2015 às 14:28

    Os governantes enviaram os pés pelas mãos e agora querem arrecadar para cobrir o rombo, e o unico meio sem ter que emitir leis ou medidas provisória é atraves desses aumentos que geram mais ICMS, PIS, CONFINS e por ai vai, o que falta e roubarem menos administra melhor que o que esta sendo arrecadado dá.

  • por souza, em 26.03.2015 às 09:26

    Não tem vergonha na cara de anunciarem esse aumento !!! vai cair daqui 5 anos ? palhaçada, vergonhos, roubo, e pior ninguém faz nada !!!

 
Sitevip Internet