02/07/2009 - 00:00
Prefeito de Cáceres participa do 4º Salão do Turismo em São Paulo
Por Jornal Oeste
Assessoria/PMC
Captar investimentos públicos e privados para incrementar o turismo de Cáceres. É com este propósito que o prefeito Túlio Fontes está em São Paulo participando do 4º Salão do Turismo que está sendo realizado no Centro de Eventos do Anhembi.
O evento que se estende até domingo, 5, é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, também conhecido como roteiros do Brasil.
Cáceres está participando do Salão por ser uma das 65 cidades do País, escolhidas pelo Ministério do Turismo como cidades indutoras do turismo. Além de Cáceres, em Mato Grosso apenas Cuiabá, integra a lista de cidades indutoras do turismo.
Segundo o prefeito Túlio Fontes, a escolha de Cáceres, dentre mais de 5600 municípios do País, é fruto de um trabalho iniciado há vários anos. “Não fomos escolhidos ao acaso. Há muito tempo o município vem trabalhando para transformar o turismo na sua principal base econômica. Agora com a nossa condição de cidade indutora de turismo vamos dar mais um grande passo nessa direção”, explicou o prefeito por telefone.
Na programação desta quinta-feira, 2, o destaque foi para a palestra do Ministro do Turismo, Luiz Barretto, que deu ênfase as ações para o fortalecimento das cidades indutoras do turismo e a Copa do Mundo de 2014. Ele cobrou das cidades que serão beneficiadas com a competição, projetos de melhoria da cadeia do turismo para eles possam receber investimentos públicos e privados.
Após a palestra, o ministro conversou com os prefeitos Túlio Fontes e Wilson Santos de Cuiabá (foto). Barreto disse aos prefeitos, que Cáceres e Cuiabá são prioridades para a política de turismo que o Governo Federal desenvolverá nos próximos cinco anos.
A declaração do ministro foi recebida com muita alegria pelo prefeito Túlio Fontes. “O ministro nos tranqüilizou porque agora sabemos que mesmo que não venhamos a ter um Centro de Treinamento (CT), por conta das exigências do caderno de encargos da FIFA, teremos investimentos para receber os turistas que certamente virão assistir a Copa no Pantanal. Para nossa alegria, o Pantanal começa em Cáceres”, argumentou o prefeito.
Salão do Turismo
Promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério do Turismo, o evento apresenta o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios. Os visitantes podem conhecer os roteiros turísticos das 27 unidades da Federação e adquirir pacotes e produtos/serviços turísticos para visitá-los nas suas próximas viagens.
Podem ainda ver e comprar o artesanato, os produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País. O público pode também assistir a debates e palestras e ainda conhecer casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo.
O salão está dividido em diversos módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização (onde o visitante pode comprar sua viagem), Vitrine Brasil (artesanato, moda, jóias, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia), Núcleo de Conhecimento, Rodada de Negócios (encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização do produto turístico brasileiro), Missões Promocionais - Caravana Brasil (visitas técnicas de agentes de turismo/operadores) e Missões Promocionais - Press Trip (visitas técnicas de profissionais de imprensa nacional e internacional).