Imprimir

Imprimir Artigo

01/08/2022 - 14:06 | Atualizado em 01/08/2022 - 17:13

Projeto

O Estado e a região já entenderam, mas a maioria do eleitor de Cáceres, não sacou porque o ex-deputado federal Pedro Henry articulou e está apoiando as candidaturas da vereadora Valdeníria Dutra Ferreira (PSB) a deputada estadual e do ex-prefeito Túlio Fontes (PBSB), a deputado federal. Com a eminente eleição do ex-presidente Lula, seu aliado político, e de Valdeníria e Túlio, ele criará musculatura política para voltar a política e disputar uma das duas vagas que abrirá para senador em 2026. Ele não confirma, mas todos os movimentos apontam para isso.
 
Vereadores
 
Enquanto as principais forças políticas de Cáceres se juntaram para garantir a eleição de um deputado estadual e um deputado federal para a região, de acordo com uma reportagem do Jornal O Comunitário de hoje, 1, a maioria esmagadora dos vereadores da cidade e até um coordenador da Secretaria de Infraestrutura estariam trabalhando para candidatos de fora. A matéria diz, por exemplo, que Rubens Macedo (PTB) está empenhado na candidatura do ex-governador e ex-senador Júlio Campos candidato a deputado estadual pelo UB. Já a petista Mazeh Silva estaria apoiando a vereadora de Cuiabá Edna Sampaio do seu partido. O texto cita ainda que
Pastor Júnior se divide entre delegado Claudinei de Rondonópolis e Beto Dois a Um de Cuiabá. Já Flávio Negação do UB, que tem Anelise Cintra como pré-candidata a estadual, estaria apoiando dois candidatos a deputado estadual, ambos de Cuiabá, sendo eles; Eduardo Botelho presidente da Assembleia Legislativa e Beto Dois a Um, ex-secretário de Estadual de Esporte e Cultura. Também diz que Franco Valério (PROS) estaria apoiando para deputado estadual, Vanderlúcio do PP. O vice-presidente da Câmara, Izaias Bezerra estaria apoiando a deputada estadual Janaína Riva (MDB) da região de Juara. Já Celso Silva está empenhado no projeto de reeleição do deputado estadual Valmir Moretto do seu partido. A reportagem diz ainda que Marcos Ribeiro (PSDB), que tem o ex-prefeito Francis Maris como pré-candidato a estadual, estaria dividido entre apoiar o deputado estadual João Batista (PP) candidato à reeleição e o vereador Diego Guimaraes (Cidadania), de Cuiabá. Cita ainda que o vereador Leandro dos Santos (UB) estaria empenhado na campanha de reeleição do deputado estadual Doutor Gimenez de São José dos Quatro Marcos. Lamentável é que eles estejam usando do prestígio que a prefeita Eliene deu a eles atendendo as demandas para agora apunhalar a cidade pelas costas, fazendo campanha para candidatos que nunca puseram os pés aqui. Este desserviço está sendo sustentado pelo dinheiro do contribuinte cacerense. A gente pagando para eles trabalharem contra a cidade.
 
Baque
 
Analisando as redes sociais e a mídia como um todo, é fácil concluir que a união da prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, com o ex-prefeito Túlio Fontes e a vereadora Valdeníria Dutra Ferreira, todos do PSB, causou um duro golpe nos atuais e futuros adversários. Nos últimos dias, ao invés de defenderem seus candidatos, os correligionários da maioria deles, estão virando vinte quatro horas por dia criticando o trio. Mal sabem eles que estão turbinando politicamente os três. Falem mal, mas falem de mim.   
 
Tendência
 
A convecção do PSB no último sábado, 30, em Cuiabá, mostrou um retrato do atual momento político no País. Em se tratando de majoritária, não há consenso. O PSB de Mato Grosso, por exemplo, é composto por bolsonaristas e lulistas. A diferença é que os simpatizantes do ex-presidente Lula, foram os únicos a se manifestarem publicamente durante o evento. Dona Neuma, esposa do prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, que é candidata a federal, discursou com uma bandeira do petista na mão. Já a ex-senadora Serys Shessarenko, também candidata a federal, gritou Lula presidente e fez o L com as mãos.
 
Esperto
 
Em vídeo exibido durante a convenção, o governador Mauro Mendes (UB), que acompanha a esposa em tratamento de saúde em São Paulo, agradeceu o apoio da legenda ao seu governo, confirmou que é candidato à reeleição e surpreendeu ao sinalizar pela primeira vez que pode abrir o seu palanque tanto para Bolsonaro como para Lula.    
 
Nem na bala
 
Na semana passada tive acesso a uma medição regular que o presidente do PSB, deputado estadual Max Russi faz em todo o Estado. A pesquisa, que afere inclusive o desempenho de prefeitos e vereadores, tem por finalidade avaliar os futuros candidatos na eleição deste ano. O que me surpreendeu na sondagem feita para federal em Cáceres foi o desempenho de Irajá ‘Rasgando Dinheiro’ Lacerda do PSD. Mesmo colocando grana sem dó em pseudo lideranças da cidade, ele está atrás do professor da Unemat, Antônio Malheiros do PSDB. Essa é uma demonstração clara de que não basta ter dinheiro para ganhar uma eleição. Se isso perdurar até a eleição, ele vai ficar muito bravo por ter gastado tanto e não ter os 5 mil votos que almeja na cidade natal do seu pai.
 
Bomba
 
Uma fonte revelou ontem, 31, a Coluna, em Cuiabá, que há uma movimentação intensa nos bastidores na capital que pode mexer com dois candidatos a federal. No PSD de Irajá ‘Rasgando Dinheiro’ Lacerda, há um climão diante da possibilidade da chapa de federal não fazer legenda e os pré-candidatos descerem para estadual.  A mesma situação, de acordo com a fonte, pode levar o deputado federal doutor Leonardo (Republicanos), recuar da reeleição. O Republicanos já estaria negociando a primeira suplência de Wellington Fagundes (PL) como saída honrosa para Leonardo. Se isso acontecer será ótimo para a região, que certamente voltará a ter um senador já que o acordo incluiria o rodizio.
 
Honrado
 
Uma das pautas do acordo feito com os grevistas da educação em Cáceres foi a inclusão, por meio de lei, do pagamento das horas atividades aos professores interinos. O prazo seria até o dia 30, e no dia 29 a prefeita Eliene Liberato Dias (PSB) encaminhou o projeto de lei à Câmara Municipal.  Cumpriu o acordo.
 
Stranger Things
 
Acontece que um grupo de professores interinos, que não estão trabalhando, mas, estranhamente, compondo a comissão de greve, aceitou que o pagamento fosse feito a partir dos próximos contratos, que eles irão concorrer, mas disseram aos professores interinos em atividade que o pagamento seria feito já aos atuais. Mentiram. Confirmei com a administração e o pagamento dos atuais contratos é impossível e nunca esteve em negociação.
 
Esvaziamento
 
Por conta do comportamento desses ex-profissionais da educação e mais alguns radicais que querem mais confusão do que sala de aula, as principais referências que eu tinha no momento não querem mais nem se manifestar sobre o assunto. Foi difícil obter informações, parece que estão se afastando mesmo. Talvez por conta disso até as mudanças previstas na pasta não aconteçam.  
Imprimir