Imprimir

Imprimir Artigo

11/07/2022 - 12:05 | Atualizado em 11/07/2022 - 12:45

Deputada Estadual

Acontecimentos nos próximos dias vão mudar o cenário pré-eleitoral na região de Cáceres. O maior deles deverá ser a posse da vereadora Valdeníria Dutra Ferreira (PSB) como deputada estadual com quase certa cassação do deputado estadual Carlos Avalone (PSDB) pelo TSE. Isso vai potencializar uma eventual candidatura à reeleição de Valdeníria em função da estrutura que terá à disposição oferecida pela Assembleia. Por outro lado, a cassação de Avalone vai matar a pré-candidatura do ex-prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), já que seu partido, sem Avalone, pode não fazer legenda para estadual. As duas outras bombas que podem estourar, são os recuos da pré-candidatura de Irajá Lacerda (PSD) e doutor Leonardo (Republicanos). Ambos os recuos para estadual tem a ver com o risco dos partidos na fazerem legenda. Fonte ligada ao deputado estadual Valmir Moretto diz que ele está só o ódio já que se Leonardo for a estadual irá disputar os votos da região junto com ele. Daí, ambos correm o risco de nadarem e morrerem abraçados. Já uma outra fonte próxima ao PSD, diz que se Irajá recuar para estadual pode haver uma debanda já que todos sabem que ele é o xodó do dono do partido, senador Carlos Fávaro.
 
Até que enfim
 
Após um ano e meio de mandato a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), decidiu tomar as rédeas da saúde do município que esteve sob o controle do vice-prefeito Odenilson Silva (Republicanos). Os desgastes gerados pela equipe que ele nomeou para a secretaria de Saúde, respingaram diretamente na prefeita que então resolveu assumir o comando da pasta. Nomeou uma servidora de carreira, a enfermeira Marilsi Queiroz, que já foi coordenadora do Postão e recentemente assumiu como vereadora na Câmara de Cáceres. À Coluna, a prefeita disse que a escolha é dela e levou em conta critérios técnicos e políticos. O vice não escondeu seu descontentamento e nem foi a solenidade de posse da nova secretária.
 
Limpa
 
E a faxina na Saúde já está autorizada. A nova secretária tem até sexta-feira para fazer um limpa nos tentáculos deixados por Odenilson lá. Além de comissionados, também as assessorias terceirizadas. Uma delas, que já sabe que vai sair, está divulgando aos quatro cantos que seu candidato é o Marajá Larceda, só para dizer depois que foi demitida por perseguição política. Manjada essa. Vai sair por incompetência e por jogar contra o funcionamento da saúde.
 
Prefeita
 
A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), tem mostrado um grande engajamento nas pré-candidaturas da vereadora Valdeníria Dutra Ferreira e do ex-prefeito Túlio Fontes, ambos do seu partido. Tem estado junto com eles em eventos e recentemente gravou um depoimento que está circulando nas mídias em que reafirma seu apoio ao projeto de eleger Túlio Fontes deputado federal. Deve fazer o mesmo para Valdeníria. Sem dúvidas, é o maior cabo eleitoral dos dois em Cáceres.
 
Voto útil
 
Por falar em engajamento, um grupo de pessoas de vários segmentos da sociedade de Cáceres, reativou o movimento pelo voto útil já realizado em outras ocasiões mas, que não obteve êxito. Sob liderança da empresária Maridalva Amaral Vignardi, o movimento pede que os cacerenses votem em candidatos da cidade com chances reais de eleição.
 
Pré-campanha
 
Por falar em pré-candidatos de Cáceres, os três que moram na cidade, estiveram ontem, 10, na 7ª Cavalgada da Comunidade Rancho da Saudade. Valdeníria Dutra Ferreira (PSB), Túlio Fontes (PSB) e Francis Maris (PSDB). Sem o ‘Dumbo e apenas com o Espaçoso por perto’, Francis esqueceu as diferenças e cumprimentou a mim e a Túlio. A festa bonita e farta, ainda contou com a presença de vereadores, secretários municipais e do vice-prefeito, Odenilson Silva (Republicanos) e da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB). Aproveito para parabenizar a comissão organizadora. Foi a primeira vez que vi engarrafamento na zona rural, kkkkk.
 
Vitória de Pirro
 
Sem sucesso a tentativa de acordo entabulado entre o novo Secretário de Assuntos Estratégicos, o advogado Fransérgio Piovesan, e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais para acabar com a greve da Educação. Em Assembleia realizada hoje de manhã a ala radical do movimento desconstruiu a alternativa de suspender a greve e ter o pagamento do piso nacional conforme houvesse orçamento. O interessante é que os professores sindicalizados mais antigos do SSPM, na sua maioria, consideraram bom o acordo, uma vez que vislumbram que a greve acabe por falta de grevista, já que uma grande quantidade de profissionais, com medo de perder o salário, está voltando para as escolas. Porém, a ala radical, que é composta, principalmente, por não sindicalizados é que apertou o discurso. Ou seja, uma greve que pode acabar por falta de grevistas e que continua por imposição de quem não tem direito. Vai entender. Agora, a greve de não sindicalizados vai pesar em cima do presidente do Sindicato, Fábio Lourenço. No processo judicial há pedido de afastamento dele da presidência do sindicato e bloqueio de bens, com majoração da multa para 100 mil reais. Fábio teve toda boa vontade em fazer valer o que foi escolhido pela maioria. Acho que ser afastado da presidência, pelo judiciário, será até um alívio pra ele. Essa lambança rendeu até um fato histórico. Pela primeira vez, educação fará greve em período de férias. Vão vinte dias atazanando a gestão e depois voltam para as salas de aula. Como diz o colega João Arruda, isso só acontece em Cáceres, a oeste de Tordesilhas.
 
Bosoloides
 
Com um dos maiores colégios eleitorais do Mato Grosso, Cáceres começa a receber as investidas dos candidatos de fora. Sem nomes ao senado, o primeiro que veio caçar votos é o magnata Antônio Galvan (PTB), presidente da Aprosoja. Ele representa o bolsnarísmo raiz, e tem currículo na área. Ele deve juntar um monte de gente na sua reunião, hoje, às 18h30 no Sindicato Rural de Cáceres. Apontado como um dos financiadores dos atos antidemocráticos de 7 de setembro, Antônio Galvan já foi multado por desmatar 500 hectares de vegetação nativa e por vender soja sem nota fiscal. Ele também responde na Justiça por plantio clandestino de grãos e por uma tentativa de invasão de terra em uma fazenda vizinha à sua.
Imprimir