Imprimir

Imprimir Artigo

04/07/2022 - 11:51

Mandioca

Quem plantar uma rama de mandioca de três meses hoje, arranca ela no dia da eleição. Apesar da campanha começar, oficialmente, no dia 16 de agosto, em Cáceres já começou. Uma quantidade desavergonhada de lideranças já está fechada com candidatos de fora, e fazem reuniões, andadas e visitas como se fosse tudo permitido. Não é. Está sendo tudo registrado e no momento certo a mandioca vai entrar.

Ilegal

Vale lembrar que, por enquanto, todos são pré candidatos, nem convenção teve ainda. E os pré candidatos podem fazer pré campanha, não campanha, como alguns estão fazendo. Isso configura campanha eleitoral antecipada e vai complicar a vida desses candidatos, principalmente por conta dos pagamentos, em dinheiro, das chamadas lideranças.

Desespero

Mas, não fazer campanha antecipada não significa se esconder. Na Feijoada da OAB, realizada no sábado, que contou com mais de 400 pessoas, apenas os candidatos do PSDB estiveram presentes. Deitaram e rolaram nas selfies e nos pedidos de apoio. A advocacia cacerense é forte e influente. A sorte dos demais candidatos, que não foram lá, é que o Francis da Cometa é adorado pelos advogados, para não falar o contrário. Na sua gestão, por diversas vezes a OAB teve que se manifestar sobre tirada de direitos e prerrogativas de advogados. Imagine sendo deputado...

Facção

Como a Coluna já havia antecipado, a matilha que anda com o médico deputado Dr Leonardo colocou um abismo sem ponte entre ele e Eliene. Isso prejudicou os planos do vice-prefeito Odenilson que contava com a reeleição de Leonardo e Moretto para alavancar a sua candidatura a prefeito em 2024. Pelo que vemos, só vai o Moretto, que tem conseguido obras na região e é apadrinhado do governador. Dos Republicanos que aparelhavam a prefeitura, mais uma caiu.

Rédeas

A iminente saída da secretária Elis Fernanda da Secretaria de Saúde, pasta comandada, extraoficialmente, pelo próprio vice-prefeito Odenilson Silva, é, além de uma perda de território para os Republicanos, é um sinal claro de que e Eliene vai retomar as rédeas da prefeitura. A nomeação da próxima secretária, entre outras razões, será por ser do mesmo partido do governador Mauro Mendes (UB). Marilsi da Saúde vai precisar da ajuda do Estado para enfrentar a bagunça que está na saúde hoje.

Incompetência

O atendimento dos pacientes de covid é quase uma tragédia. Pacientes confirmados aguardam medicação ou atendimento com quem só tem suspeita. Não tem atendimento noturno e os pacientes que passam mal procuram a UPA, que já estava lotada desde que o Hospital São Luiz parou de atender urgência e emergência. Todas as unidades reclamam de falta de material, inclusive álcool e seringas. Na pasta que tem o segundo maior orçamento do Município, isso é inadmissível. 

Falha

Além do que está errado, ainda estão deixando de fazer o certo. Reabrir o atendimento de suspeitos de Covid no antigo PAM, colocar atendimento 24h e separar os suspeitos dos confirmados. Há dias venho falando isso, que com esse atendimento, quem não pegou, vai pegar. 

Greve

E sobre essa explosão de casos, nem se pode por a culpa nas aulas. A greve das escolas municipais já chega a um mês, e parece que não acaba esta semana. Os profissionais em greve resolveram peitar a liminar justiça e vão pagar a multa diária. A liminar não autorizou o desconto dos dias parados, o que deixou a situação mais complicada para a prefeita Eliene e a ainda Secretária de Educação Liamara. Some-se a isso o fato de que os professores estão tendo apoio de grande parte dos pais, que se manifestam nos grupos de sala com palavras de força. 

Educação

Assim como Eliene vai fazer na Saúde, terá que fazer na Educação também. Precisa trazer alguém que não esteja desgastado e que tenha credibilidade com o Sindicato e os profissionais. Hoje professores e demais servidores estão acampando no pátio da prefeitura. É uma situação que ela  não precisaria estar passando. Pelo menos, isso desmascarou muito gente da sua equipe, que tinha garantido que não poderia pagar nada do reajuste, depois disse que podia.

Começou

Tanto na esfera federal quanto estadual, de hoje em diante não se pode mais empenhar ou fazer contrato de nada que não estivesse, antecipadamente, aprovado. A lei eleitoral impede. Isso significa que quem fez, fez, quem não fez não faz mais. Os deputados que ficarem só de promessas, até o dia das eleições, não serão reeleitos. É a chance de gente nova e competente ocupar a Assembleia Legislativa e o congresso.

Caiu a máscara
 
Thiago Brandão, conhecido como Brandão Óleo de Peroba e bico doce no quartel do exército, é a prova que o bosoloidismo era oportunismo.  Em prints de conversas dele com alguns interlocutores políticos de Cáceres estão as provas. Em dois deles, ele assume que por grana, está com Francis Maris (PSDB), para deputado estadual e Irajá Lacerda (PSD) para federal.
Imprimir