Imprimir

Imprimir Artigo

27/06/2022 - 12:36 | Atualizado em 27/06/2022 - 13:12

Escolta

O que tinha de policiais nos eventos com a presença do governador Mauro Mendes (UB), em Cáceres na semana passada não está escrito no gibi. Tinha até uma equipe da Delegacia da Mulher. Procurei saber, mas ninguém confirmou o boato é que eles estavam lá para proteger a prefeita Eleiene Liberato Dias (PSB) da ‘facção’ do deputado federal de Pontes e Lacerda. Descobri que além de papai, o pupilo mais velho também foi proibido de chegar perto e falar o nome da prefeita em grupos de whatsapp. O próximo a tomar, será o zero dois que espalhou fakes na semana passada usando o nome de Iturama, Claudio Henrique e da Águas do Pantanal. Se bobearem, os três vão passar a campanha em cana já que todos tem antecedentes criminais e condenações. O deputado federal doutor Leonardo (Republicanos), que chegou em cima da hora para inauguração da MT 343, não escondeu o constrangimento provocado pelos seus apoiadores. Ficou deslocados nos eventos, certamente de sentido culpado.
 
Francis
 
Que nome você dá para pessoas que falam pelas suas costas e aparecem em uma festa na sua casa? Aqui em casa nós chamamos de ‘carudo’. Com uma cara de pau danada, o ex-prefeito Francis Maris (PSDB) acompanhado do ‘dumbo e do espaçoso’, que é pré-candidato a deputado estadual, tentou pegar carona nos eventos com a presença do governador em Cáceres. Foi no aeroporto receber o governador, na inauguração da MT 343 e na assinatura de convênios na Sicmatur. Foi ignorado pelo governador que sabe que ele vive malhando ele. Ficou isolado em um canto na Sicmatur porém tomou um tapa de luva de pelica da prefeita Eliene Liberato Dias (PSB), única a registrar sua presença no recinto.
 
Na lata
 
Mas a vereadora Valdeníria Dutra Ferreira (PSB), com a sua autenticidade peculiar, lavou a alma do governador e da prefeita ao dar uma ‘socada’ em Francis na inauguração da MT 343. Com aquele sorriso ‘tábua de andaime’, foi cumprimentar a Val e se ferrou. ‘Bom dia vereadora. Bom dia nada. Você e seus puxa sacos têm que fazer a campanha de vocês e parar de ficar falando mal de mim nos grupos’. Tomou papudo.
 
Cômico
 
Na entrevista do governador e da prefeita na Rádio Difusora, onde enxerido também apareceu, aconteceu uma cena hilária. O deputado federal Neri Geller (PP), que é pré-candidato a senador, me pediu para apresentar ele as pessoas que estavam no recinto. Pensei comigo, esse já era para senador. Outro episódio que presenciei foi ver as pessoas perguntando quem era a senhora loira que acompanhava a comitiva. Falei para a galera, ‘essa é a senadora Margareth Buzetti do partido de Blairo Maggi e Neri.
 
Políticos
 
Não me lembro na história política, Cáceres receber tantos políticos de uma só vez em eventos com a presença de um governador. Prefeitos e vereados da região, inclusive de Porto Estrela e Barra do Bugres. Três senadores, três deputados federais e cinco deputados estaduais. Isso demonstra que a cidade voltou a ser um polo político, porém precisa manter a cadeira de deputado federal e reconquistar a de estadual.
 
Força
 
A assinatura de convênios liberando recursos para projetos viabilizados e aprovados pelo então deputado estadual Túlio Fontes (SB), quando ficou por dois meses na Assembleia, provou duas coisas. Que Cáceres não pode ficar sem representação política junto aos governos federal e estadual, e que esse político precisa ser competente e alinhado, principalmente com o governo do Estado. Em dois meses, foram aproximadamente R$ 8 milhões para as reformas do Estádio Geraldão, Ginásio Didi Profeta, Praça Duque de Caxias e Mini Estádio Jardim Paraíso. Em tempo recorde, os projetos ficaram prontos e o dinheiro já está na conta. Agora é licitar.
 
Ciclovia
 
Por falar em Túlio Fontes (PSB), durante a inauguração da MT 343, o governador Mauro Mendes (UB), encontrou com um grupo de ciclistas que pedalam na rodovia. Eles agradeceram a ciclovia de doze quilômetros feita por indicação do deputado estadual Túlio Fontes (PSB), quando assumiu por dois meses na Assembleia, e pediram para ampliá-la até a entrada do Taquaral. Ao lado de Túlio Fontes, o governador chamou o secretário de Infra-estrutura Marcelo Padeiro e mandou ele resolver.
 
Câmara
 
Uma fonte da Câmara de Vereadores de Cáceres, relatou um episódio de falta de respeito de uma servidor concursado da Casa com o vereador professor Leandro Santos (UB). Chequei e confirmei o fato. Apesar de serem passageiros, os vereadores precisam ser respeitados. Já os servidores efetivos, precisam respeitar a hierarquia. O presidente Domingos dos Santos (PSB), precisa colocar ordem e não dá superpoderes à concursados. Não que não mereçam, é que a maioria sofre da síndrome da ‘mosca azul’. Dá poder, que eles se revelam.
 
Aeroporto
 
Fui acompanhar o governador no aeroporto no embarque para Tangará da Serra. O ‘carudo foi com o dumbo e o espaçoso’. No prédio de embarque pelo lado de fora, tem uma enorme colmeia de abelhas. Falei com uma coordenadora da prefeitura que estava no local. ‘Tem muito mel, alguém podia tirar né? E ela. ‘Manda o Francis e seus dois puxa sacos ali tirar’. Foi só risada.
 
Peguei
 
O Thiago Brandão, também conhecido como Brandão Óleo de Peroba, virou outro Poeta Pescador. Fica o dia inteiro nos grupos de whatsapp metendo o pau em políticos que ele não gosta, principalmente, vereadores e a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB). Está fazendo tudo isso para ser candidato a vereador na próxima eleição, como fez o Poeta. Na semana passada, fui alertá-lo de uma ‘naba’ criminal da vereadora Valdeníria Dutra Ferreira (PSB), contra ele, nos mesmos moldes da aplicada nos ‘faccionados’, e ele amarelou. Mas, pior do que isso foi quando chamei ele de ‘bosoloide’, apoiador de Takao Nakamoto (PTB), e do maluco que preside a nação. Ele teve a cara de pau de negar. Enquanto falava com ele no whatsapp, estava printando as postagens dele no Facebook, inclusive uma dele agarradinho com o filho de Niei Nakamoto.
 
Greve
 
Apesar de ter sido deferida a liminar pelo TJMT para o retorno imediato dos professores, o SSPM, até o fechamento desta Coluna, ainda não foi intimado. Porém, a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB) tem espírito conciliador. Comunicou à comissão de greve que quer diálogo, para construírem juntos a solução. A proposta foi bem recebida pelos profissionais da Educação, mas eles não querem a interferência dos vereadores que são considerados contra a Educação. Quero saber se os grevistas, que não sindicalizados, vão ajudar o SSPM a pagar a multa de mil reais por dia.
 
 Dialogo
 
Eliene também se reaproximou dos antigos aliados na Educação e até mesmo dos vereadores que já estavam sendo chamados de oposição. Já viu que ter vereadores de base obedientes, mas sem capacidade de defende-la na mídia e nas redes sociais não é o suficiente. Nesse aspecto, ela tem apanhado muito e os vereadores que tentam defendê-la, mas, mais atrapalham do que ajudam.

Memória
 
Desde que retornei à Cáceres, há dezenove anos, sempre teve greve de professores e caixão para prefeitos. Inclusive quando o PT fez parte da última gestão do ex-prefeito Túlio Fontes (PSB). Nesse mandato também teve três ‘pão e circo’ (Festival de Pesca). Hoje, vejo uma vereadora petista legislando em causa própria. Hipocrisia que fala né. Até outro dia, fez circular vídeo falando que Fabião na representava a educação. Agora quero ver ela ajudar a pagar a multa diária de mil reais que caiu no lombo do SSPM. Só para refrescar a memória, naquela gestão, o PT chegou a ter quatro secretarias importantes e comandou a educação por quatro anos, sempre enfrentado greves. Silvinha, que hoje participa do movimento grevista, enfrentou greve quando foi secretária em 2009.
 
Mexida
 
Um novo staff já está montado na prefeitura de Cáceres, nas pastas mais cruciais da gestão. Os desgastes acumulados pelas secretárias de Educação e Saúde chegaram ao limite. A prefeita finalmente ouviu a Coluna e vai tomar as rédeas, especialmente da saúde e da educação. Deve oficializar Cláudio Henrique apenas da Sicmatur e nomear um novo secretário de Assuntos Estratégicos (Governo) para oxigenar a relação com a Câmara de Vereadores e mídia. Certíssima.
 
Gado
 
Vocês lembram que no pico da pandemia da covid, ‘o gado’ do presidente da república passou o tempo todo negando a doença e criticando o ‘fique em casa’. Pois bem, como uma manada, agora mudaram de posição. Aqui em Cáceres, a maioria dos ‘bosoloides’, estão criticando a realização do Festival de Pesca, alegando que vai agravar os casos de covid. Pais mergulhado numa crise econômica com gente catando comida no lixo, e agora rebanho quer que fique em casa. Hipócritas.
Imprimir