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23/06/2022 - 12:34

Hidrovia: Depois de Barranco Vermelho, SEMA-MT emite LP do Terminal Portuário de Paratudal em Cáceres

Uma notícia altamente positiva para a logística da macrorregião Oeste-Sudoeste de Mato Grosso vem da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT).

A pasta estadual emitiu Licença Prévia (LP) para instalação do Terminal Portuário Paratudal, no rio Paraguai, próximo a Cáceres, na região do Pantanal mato-grossense.

A autorização, assinada em 16 de maio precisa ser aprovada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), que colocou o processo na pauta da próxima reunião, marcada para 29 de junho.

Este é o segundo porto a ser autorizado pela Sema no tramo norte do rio Paraguai. Em fevereiro, a pasta autorizou a instalação do terminal conhecido como Barranco Vermelho, também em Cáceres.

Os terminais servirão para escoar a produção de carne, milho, madeira, açúcar, algodão, soja e derivados pelo Rio Paraguai, com cargas oriundas de toda a parte oeste do estado. Também há previsão para transporte de fertilizantes e outros insumos da produção agrícola.

Além de Paratudal e do Terminal de Barranco Vermelho – ambos já com Licença Prévia – o tramo norte do rio Paraguai já conta com outro porto – o Terminal Portuário APH -, este pronto para operar. Somente Paratudal terá capacidade de movimentar 5 milhões de toneladas de grãos por ano, além de 3 milhões/ano de toneladas de fertilizantes e 250 mil toneladas/ano de contêineres e carga geral.
 

Além de grãos, hidrovia transportará fertilizantes, contêineres e carga geral.
 
Segundo o economista ligado à Agenda Regional oeste (ARO), Silvio Tupinambá, que também é engenheiro civil, professor universitário e especialista em logística, a macrorregião oeste-sudoeste de Mato Grosso – vocacionada para soja, arroz, milho, carnes e madeira, além de cimento e derivados dos minérios de ferro e manganês – tem como polos as cidades de Cáceres (oeste) e Tangará da Serra (sudoeste). “Para esta porção territorial de Mato Grosso, a hidrovia representará um importante corredor de escoamento da produção, conectando os grandes mercados do exterior via Nueva Palmira, no Uruguai”, observa, acrescentando que, “de quebra, com a hidrovia, a região terá condições de estabelecer laços comerciais com os países vizinhos da América do Sul”.

O Terminal Paratudal, a ser construído na Fazenda Toledal, está sob responsabilidade da Companhia de Investimentos do Centro Oeste e de uma empresa do grupo aberta com o nome de “Terminal Portuário Paratudal Ltda”. O sócio majoritário é Luiz Alberto do Amaral Assy, empresário do ramo da navegação com negócios também no Pantanal de Mato Grosso do Sul.
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